Portugal estreia-se esta segunda-feira no Mundial 2014, com a Alemanha, numa partida em que contará com Cristiano Ronaldo a 100% e frente a um adversário com quem perdeu nos últimos três encontros oficiais.
Ultrapassados os problemas físicos que o afetaram durante o estágio, Ronaldo garantiu na véspera do jogo de Salvador que está bem fisicamente e será titular frente à Alemanha, embora Paulo Bento não tenha adiantado qual será a equipa que vai apresentar.
As grandes dúvidas para o onze português parecem estar no meio-campo, entre William Carvalho e Miguel Veloso, e no centro do ataque, em que há três jogadores para um lugar: Hélder Postiga, Hugo Almeida e Éder.
Há dois anos, as duas equipas encontraram-se no jogo de estreia do Euro 2012, com a Alemanha a vencer por 1-0, com um golo de Mario Gomez, que ficou de fora da convocatória para o Mundial 2014.
Apesar de ter perdido os três últimos encontros frente à Alemanha, Portugal tem um saldo positivo em encontros de estreias em Mundiais, tendo somado três triunfos, um empate e apenas uma derrota, no Mundial 2002, contra os Estados Unidos (3-2, depois de ter estado a perder por 3-0), adversários na segunda jornada do Grupo G do torneio de 2014.
A Alemanha, que se vai tornar a primeira equipa a atingir os 100 jogos em Mundiais, tem, segundo o selecionador Joachim Low, todos os jogadores disponíveis, apesar dos problemas com Neuer, Khedira e Schweinsteiger, que no domingo fez exames complementares.
O avançado Miroslav Klose precisa de um golo para igualar como o melhor marcador de sempre em Campeonatos do Mundo o brasileiro Ronaldo, que fez, na sua carreira, 15 golos na maior competição de seleções.
A Arena Fonte Nova, em Salvador, vai receber a partir das 13h locais (17h em Lisboa), hora já criticada por Paulo Bento, o encontro entre Alemanha e Portugal, que será arbitrado pelo sérvio Milorad Mazic. O estádio é o mesmo onde, na passada sexta-feira, a Holanda goleou a Espanha por 5-1.
No outro jogo do Grupo G, defrontam-se Estados Unidos e Gana, enquanto o Irão, comandado por Carlos Queiroz, enfrenta a Nigéria, na primeira jornada do Grupo F, que abriu no domingo com a vitória da Argentina sobre a Bósnia-Herzegovina (2-1).
/Lusa