Portugal está no top 3 mundial da doação de órgãos

Unknow / Wikimedia

Portugal está no top 3 dos países com mais dadores de órgãos. Ao nível do número de transplantes, ocupamos o sexto lugar.

O relatório sobre transplantes do Conselho da Europa, com dados de 2016, coloca Portugal no topo dos países com mais dadores de órgãos para transplantação, tendo passado da quarta para a terceira posição.

De acordo com o relatório, em 2016, Portugal registava 32,7 dadores falecidos por milhão de habitantes – mais 1,7 do que no ano anterior. Assim, Portugal surge em terceiro lugar, sendo apenas ultrapassado por Espanha, com 43,8 dadores, e pela Croácia, com 39,5 dadores.

No que diz respeito ao número de transplantes, Portugal está em sexto lugar, apesar do aumento de 77,2 para 79 doentes transplantados por milhão de habitantes. Esta tabela é também liderada por Espanha.

Segundo o Diário de Notícias, o que explica esta diferença é o facto de termos dadores cada vez mais velhos. Isso faz com que a qualidade dos órgãos aproveitáveis para transplantação diminua.

“Temos dadores mais velhos, o que faz com que muitas vezes o único órgão aproveitável seja o fígado. O coração, por exemplo, é mais exposto à idade e temos sempre de ter em atenção a recuperação do recetor”, justificou Ana França, do Instituto do Sangue e da Transplantação.

É por este motivo que Portugal ocupa o top 3 nos transplantes de fígado e o 12º lugar nos transplantes cardíacos.

Entre 2008 e 2016, Portugal teve um aumento de 22% na doação de órgãos, colocando-nos em terceiro lugar a nível europeu e mundial, com os Estados Unidos a liderar com 30,8 dadores falecidos por milhão de habitantes.

Segundo Ana França, “a nossa mais valia é o modelo de organização, com pessoas treinadas, desde os coordenadores hospitalares de doação, criados em 2008, até aos cinco gabinetes de colheita e transplantação, nos grandes hospitais, que coordenam a ligação com os centros de transplantação”.

Em Portugal, a lei define que qualquer pessoa que morra numa unidade de saúde é um potencial dador, a não ser que tenha manifestado uma vontade contrária, num registo nacional criado em 1994.

“Sempre que há possibilidade de doação, a família é consultada. Nos casos em que os potenciais dadores se registaram, o processo de doação não avança. Mas o que se nota é que temos uma população muito solidária“, conclui Ana França.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …