Portugal e Espanha preparam o futuro da ferrovia ibérica

António Pedro Santos/LUSA

Pedro Nuno Santos em audição na Assembleia da República

Pedro Nuno Santos vai encontrar-se com a ministra dos Transportes espanhola em Setembro para debater o futuro das ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha.

Desde o século XIX que nunca houve tantas poucas ligações entre a ferrovia portuguesa e espanhola e é para combater este problema que o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e a ministra dos Transportes espanhola, Raquel Sánchez, se vão encontrar em Setembro.

Uma das prioridades do Governo português é criar uma linha de alta velocidade até Espanha que passe pelo prolongamento até Vigo da futura linha entre Lisboa e Porto. De Vigo, os passageiros podem depois entrar em comboios de alta velocidade que vão para o resto de Espanha.

No entanto, Madrid tem outros planos, com os espanhóis a preferirem uma linha rápida entre as duas capitais através da linha que está a ser construída há 14 anos em Badajoz, escreve o Público.

Neste cenário, Portugal prefere que se estenda a linha entre Elvas e Évora até Madrid — o problema é que esta linha não está perfeitamente apta para a alta velocidade e tem apenas uma via única.

Se o projeto avançar, a ligação entre Lisboa e Badajoz será feita em duas horas e os espanhóis estimam que a viagem de Badajoz até Madrid demore mais quatro. Ou seja, no total, a viagem de Lisboa até Madrid demorará sempre, no mínimo, seis horas.

Um dos problemas que os dois governos têm ainda de resolver são as divergências entre a CP e a espanhola Renfe, que estão de costas voltadas desde 2020, quando a operadora espanhola decidiu unilateralmente não retomar o comboio noturno Lusitânia Expresso que ligava diariamente Lisboa e Madrid.

ZAP //

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