A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) vão estudar a possibilidade de organizarem conjuntamente o Mundial de 2030, revelou hoje a FPF em comunicado.
“A Federação Portuguesa de Futebol e a Real Federação Espanhola de Futebol realizaram uma série de reuniões nas últimas semanas e confirmam que vão iniciar juntas um vasto processo de análise sobre a possibilidade de apresentar uma candidatura conjunta para a organização do Campeonato do Mundo de 2030“, pode ler-se na nota.
No mesmo comunicado, a FPF salienta que “os Governos dos dois países estão a par deste processo e serão obviamente cruciais nos próximos desenvolvimentos”.
Fonte da FPF destacou ainda que o presidente do organismo, Fernando Gomes, fixou como uma “linha vermelha intransponível” o facto de que não será construído “nem um estádio” para o evento, devendo ser aproveitado todo o investimento do Euro2004.
Portugal nunca organizou um Campeonato do Mundo, apesar de já ter organizado o Euro 2004 e, este ano, a primeira edição da Liga das Nações. Por outro lado, Espanha foi responsável pela organização do Campeonato do Mundo de 1982, que a Itália acabou por vencer.
A ideia de uma organização conjunta entre Portugal e Espanha não é recente, mas a candidatura acabou por nunca ter o sucesso desejado. Agora, esta poderá tornar-se numa oportunidade real para os dois países se aliarem na organização daquele que é um dos maiores eventos desportivos do mundo.
ZAP // Lusa