Portugal esmaga Alemanha e está na final do Europeu sub-21

Georgi Licovski / EPA

Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro celebram um dos cinco golos com que a selecção de Portugal venceu a Alemanha

Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro celebram um dos cinco golos com que a selecção de Portugal venceu a Alemanha

Portugal apurou-se este sábado para a final do Europeu de sub-21 de futebol, ao golear a Alemanha por 5-0, em jogo disputado em Olomouc, na República Checa.

Depois de um triunfo magro (1-0 à Inglaterra) e dois empates (0-0 com a Itália e 1-1 com a Suécia) na fase de grupos, poucos podiam imaginar a demonstração de força que a equipa portuguesa teve no Estádio Ander.

Em relação ao último jogo, Rui Jorge foi forçado a fazer entrar no ‘onze’ titular para o eixo da defesa Tobias Figueiredo, por troca com Tiago Ilori, que se tinha lesionado no último jogo do grupo B.

Frente à Alemanha, Portugal encontrava um adversário que também ainda não perdera qualquer jogo desde a fase de qualificação: os germânicos somavam oito vitórias e dois empates no apuramento e um triunfo e dois empates no Europeu.

O que se seguiu contrariou toda essa tendência e deixou a seleção germânica, comandada pelo ex-internacional alemão Hrubesch, completamente atónita, tendo em conta que chegou ao intervalo a perder por 3-0.

O sentido da baliza pertenceu quase sempre a Portugal, mas o desbloquear do marcador surgiu apenas aos 25 minutos – depois já de Sérgio Oliveira atirar ao poste (15 minutos) -, por Bernardo Silva.

O ex-benfiquista e jogador do Mónaco entrou embalado no lado esquerdo da área, num lance que começou com um roubo de bola de Raphael Guerreiro, e ‘fuzilou’ junto ao poste direito do guarda-redes ter Stegen.

Portugal apostava num ataque móvel, com movimentos de Ricardo Pereira e Ivan Cavaleiro, apoiados por Bernardo Silva, e com um ‘meio’ sólido com João Mário, Sérgio Oliveira e ainda William Carvalho.

O segundo golo partiu de um canto, que Paulo Oliveira desviou de cabeça para Ricardo Pereira aparecer ao segundo poste (33 minutos), mas o duro golpe, sobretudo após duas defesas de José Sá (a remates de Schulz, 37, e Younes, 44), surgiu com o terceiro tento, de Ivan Cavaleiro (45+1).

Os alemães, muito rígidos – com Volland sozinho na frente – sem capacidade de ter bola ou serem eficazes, mal estavam refeitos do pesadelo ao intervalo, quando Portugal marcou o quarto golo no primeiro minuto após o reatamento.

Desta vez Bernardo Silva levou a bola colada ao pé, assistiu Ricardo Pereira, que serviu João Mário, num remate em que o médio ainda viu a bola desviar no central Heintz e trair na trajetória Ter Stegen.

Rui Jorge sentiu que tinha o jogo ganho e depois de já ter tirado Ivan Cavaleiro (tocado) e feito entrar Ricardo Horta (46 minutos), também optou pela saída de Bernardo Silva, entrando Rafa Silva (50).

Tudo corria de feição e seriam estes mesmos suplentes, mais João Cancelo (entrou para o lugar de Raphael Guerreiro, aos 64), que tal como Horta se estreou nesta fase final, a estarem no lance do 5-0.

Rafa Silva conduziu a bola, foi ao chão já na área, mas Cancelo cruzou do lado esquerdo do ataque e Ricardo Horta entrou de rompante, para desviar para o quinto golo, consumando a pior derrota da Alemanha num Europeu de sub-21 [o pior resultado era um 3-0 com a França em 2006].

Portugal apura-se pela segunda vez na história para uma final da categoria, 21 anos depois de ter perdido com a Itália, em 1994, no golo de ouro.

A seleção das ‘quinas’ irá defrontar na terça-feira em Praga a Suécia, que também este sábado bateu a Dinamarca por 4-1 no outro encontro das meias-finais.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …