Portugal esmaga Alemanha e está na final do Europeu sub-21

Georgi Licovski / EPA

Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro celebram um dos cinco golos com que a selecção de Portugal venceu a Alemanha

Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro celebram um dos cinco golos com que a selecção de Portugal venceu a Alemanha

Portugal apurou-se este sábado para a final do Europeu de sub-21 de futebol, ao golear a Alemanha por 5-0, em jogo disputado em Olomouc, na República Checa.

Depois de um triunfo magro (1-0 à Inglaterra) e dois empates (0-0 com a Itália e 1-1 com a Suécia) na fase de grupos, poucos podiam imaginar a demonstração de força que a equipa portuguesa teve no Estádio Ander.

Em relação ao último jogo, Rui Jorge foi forçado a fazer entrar no ‘onze’ titular para o eixo da defesa Tobias Figueiredo, por troca com Tiago Ilori, que se tinha lesionado no último jogo do grupo B.

Frente à Alemanha, Portugal encontrava um adversário que também ainda não perdera qualquer jogo desde a fase de qualificação: os germânicos somavam oito vitórias e dois empates no apuramento e um triunfo e dois empates no Europeu.

O que se seguiu contrariou toda essa tendência e deixou a seleção germânica, comandada pelo ex-internacional alemão Hrubesch, completamente atónita, tendo em conta que chegou ao intervalo a perder por 3-0.

O sentido da baliza pertenceu quase sempre a Portugal, mas o desbloquear do marcador surgiu apenas aos 25 minutos – depois já de Sérgio Oliveira atirar ao poste (15 minutos) -, por Bernardo Silva.

O ex-benfiquista e jogador do Mónaco entrou embalado no lado esquerdo da área, num lance que começou com um roubo de bola de Raphael Guerreiro, e ‘fuzilou’ junto ao poste direito do guarda-redes ter Stegen.

Portugal apostava num ataque móvel, com movimentos de Ricardo Pereira e Ivan Cavaleiro, apoiados por Bernardo Silva, e com um ‘meio’ sólido com João Mário, Sérgio Oliveira e ainda William Carvalho.

O segundo golo partiu de um canto, que Paulo Oliveira desviou de cabeça para Ricardo Pereira aparecer ao segundo poste (33 minutos), mas o duro golpe, sobretudo após duas defesas de José Sá (a remates de Schulz, 37, e Younes, 44), surgiu com o terceiro tento, de Ivan Cavaleiro (45+1).

Os alemães, muito rígidos – com Volland sozinho na frente – sem capacidade de ter bola ou serem eficazes, mal estavam refeitos do pesadelo ao intervalo, quando Portugal marcou o quarto golo no primeiro minuto após o reatamento.

Desta vez Bernardo Silva levou a bola colada ao pé, assistiu Ricardo Pereira, que serviu João Mário, num remate em que o médio ainda viu a bola desviar no central Heintz e trair na trajetória Ter Stegen.

Rui Jorge sentiu que tinha o jogo ganho e depois de já ter tirado Ivan Cavaleiro (tocado) e feito entrar Ricardo Horta (46 minutos), também optou pela saída de Bernardo Silva, entrando Rafa Silva (50).

Tudo corria de feição e seriam estes mesmos suplentes, mais João Cancelo (entrou para o lugar de Raphael Guerreiro, aos 64), que tal como Horta se estreou nesta fase final, a estarem no lance do 5-0.

Rafa Silva conduziu a bola, foi ao chão já na área, mas Cancelo cruzou do lado esquerdo do ataque e Ricardo Horta entrou de rompante, para desviar para o quinto golo, consumando a pior derrota da Alemanha num Europeu de sub-21 [o pior resultado era um 3-0 com a França em 2006].

Portugal apura-se pela segunda vez na história para uma final da categoria, 21 anos depois de ter perdido com a Itália, em 1994, no golo de ouro.

A seleção das ‘quinas’ irá defrontar na terça-feira em Praga a Suécia, que também este sábado bateu a Dinamarca por 4-1 no outro encontro das meias-finais.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …