Portugal esmaga Alemanha e está na final do Europeu sub-21

Georgi Licovski / EPA

Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro celebram um dos cinco golos com que a selecção de Portugal venceu a Alemanha

Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro celebram um dos cinco golos com que a selecção de Portugal venceu a Alemanha

Portugal apurou-se este sábado para a final do Europeu de sub-21 de futebol, ao golear a Alemanha por 5-0, em jogo disputado em Olomouc, na República Checa.

Depois de um triunfo magro (1-0 à Inglaterra) e dois empates (0-0 com a Itália e 1-1 com a Suécia) na fase de grupos, poucos podiam imaginar a demonstração de força que a equipa portuguesa teve no Estádio Ander.

Em relação ao último jogo, Rui Jorge foi forçado a fazer entrar no ‘onze’ titular para o eixo da defesa Tobias Figueiredo, por troca com Tiago Ilori, que se tinha lesionado no último jogo do grupo B.

Frente à Alemanha, Portugal encontrava um adversário que também ainda não perdera qualquer jogo desde a fase de qualificação: os germânicos somavam oito vitórias e dois empates no apuramento e um triunfo e dois empates no Europeu.

O que se seguiu contrariou toda essa tendência e deixou a seleção germânica, comandada pelo ex-internacional alemão Hrubesch, completamente atónita, tendo em conta que chegou ao intervalo a perder por 3-0.

O sentido da baliza pertenceu quase sempre a Portugal, mas o desbloquear do marcador surgiu apenas aos 25 minutos – depois já de Sérgio Oliveira atirar ao poste (15 minutos) -, por Bernardo Silva.

O ex-benfiquista e jogador do Mónaco entrou embalado no lado esquerdo da área, num lance que começou com um roubo de bola de Raphael Guerreiro, e ‘fuzilou’ junto ao poste direito do guarda-redes ter Stegen.

Portugal apostava num ataque móvel, com movimentos de Ricardo Pereira e Ivan Cavaleiro, apoiados por Bernardo Silva, e com um ‘meio’ sólido com João Mário, Sérgio Oliveira e ainda William Carvalho.

O segundo golo partiu de um canto, que Paulo Oliveira desviou de cabeça para Ricardo Pereira aparecer ao segundo poste (33 minutos), mas o duro golpe, sobretudo após duas defesas de José Sá (a remates de Schulz, 37, e Younes, 44), surgiu com o terceiro tento, de Ivan Cavaleiro (45+1).

Os alemães, muito rígidos – com Volland sozinho na frente – sem capacidade de ter bola ou serem eficazes, mal estavam refeitos do pesadelo ao intervalo, quando Portugal marcou o quarto golo no primeiro minuto após o reatamento.

Desta vez Bernardo Silva levou a bola colada ao pé, assistiu Ricardo Pereira, que serviu João Mário, num remate em que o médio ainda viu a bola desviar no central Heintz e trair na trajetória Ter Stegen.

Rui Jorge sentiu que tinha o jogo ganho e depois de já ter tirado Ivan Cavaleiro (tocado) e feito entrar Ricardo Horta (46 minutos), também optou pela saída de Bernardo Silva, entrando Rafa Silva (50).

Tudo corria de feição e seriam estes mesmos suplentes, mais João Cancelo (entrou para o lugar de Raphael Guerreiro, aos 64), que tal como Horta se estreou nesta fase final, a estarem no lance do 5-0.

Rafa Silva conduziu a bola, foi ao chão já na área, mas Cancelo cruzou do lado esquerdo do ataque e Ricardo Horta entrou de rompante, para desviar para o quinto golo, consumando a pior derrota da Alemanha num Europeu de sub-21 [o pior resultado era um 3-0 com a França em 2006].

Portugal apura-se pela segunda vez na história para uma final da categoria, 21 anos depois de ter perdido com a Itália, em 1994, no golo de ouro.

A seleção das ‘quinas’ irá defrontar na terça-feira em Praga a Suécia, que também este sábado bateu a Dinamarca por 4-1 no outro encontro das meias-finais.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …