/

França avisa que vai fechar fronteiras. Portugal escondeu alerta de terrorismo

6

Portugal escondeu um alerta de terrorismo que vai levar França a suspender o acordo de Schengen em todas as suas fronteiras.

França vai suspender o acordo de Schengen, que mantém as fronteiras abertas dentro da União Europeia, de novembro até ao final de abril do próximo ano. O país vai reintroduzir os controlos fronteiriços devido a um alerta terrorista.

O aviso do Governo francês já tinha chegado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros no início deste mês. Até ao Correio da Manhã ter confrontado o Executivo com o alerta, a informação não tinha sido transmitida aos portugueses.

A suspensão do acordo de Schengen em França visa todas as fronteiras: terrestres, marítimas e aéreas.

A decisão do Presidente francês Emmanuel Macron está relacionada não só com o intensificar da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas também devido ao aumento de ilegais, a partir da zona dos Balcãs. França está a ser particularmente usada por migrantes para acederem ao Reino Unido.

O Correio da Manhã contactou o Ministério da Administração Interna, questionando o organismo se Portugal também tinha razões para adotar medidas de controlo fronteiriço devido ao alerta terrorista.

O Ministério passou a ‘batata quente’, dizendo que se tratava de uma competência do Sistema de Segurança Interna (SSI). Por sua vez, o SSI argumentou que só o Ministério da Administração Interna e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras podem pronunciar-se sobre estas questões.

Daniel Costa, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. Então sim senhor, a França adota medidas de encerramento de fronteiras entre os meses de novembro 2022 e abril 2023.

    Sendo um estado soberano tem legitimidade para tal.

    Sendo um cidadão europeu, trabalhando, ou estando a viver na França, com identificação portuguesa, estou ilegal no território francês nesse período (quiçá tal informação esteja perdida algures na MAI/SEF)?

    Se tenho de realizar uma viagem, p.e., dentro da UE para a França, ou da França para UE, tenho de estar munido de passaporte português? Ou chega o cartão de cidadão português para viajar?

    Tal situação não é inédita, mas criam aqui uma situação de ansiedade nos leitores, sem esclarecer as consequências, ou como os leitores podem se informar ou estarem cientes da situação…

    • Calma, introdução de controlo não significa a saída da UE nem acabar com os acordos, significa apenas que tem de mostrar o Cartão de cidadão para entrar da mesma maneira que fazia para a Inglaterra antes do Brexit e como tem de fazer para entrar na Suíça ou Noruega.

      Não tem de pedir VISA nem está ilegal

      • Com certeza PAulo L.

        Sei disso e obrigado pelo cuidado.

        Mas conforme está a notícia, denota alarmismo desnecessário, e notícias alarmistas nos tempos que docorrem os leitores dispensam… para isso está o CM e equiparáveis…

        Podiam perfeitamente rematar com a informação que o PAulo L. descreve e ficaria tudo claro e elucidativo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.