Portugal com menos novos 200 casos de SIDA em 2013

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

Ministro da Saúde, Paulo Macedo

Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O número de novos casos de sida em Portugal diminuiu em 2013, ano em que foram registadas menos 200 notificações em relação a 2012, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Paulo Macedo falava à margem da Conferência ‘VIH-2: o vírus esquecido’, que decorre em Lisboa, no Instituto de Medicina Molecular (IMM).

“Uma boa notícia é que o número de novos casos diminuiu em relação ao ano anterior e em relação aos anos anteriores, sendo um dos melhores números já registados no sentido de menos casos novos. Temos cerca de menos 200 casos novos na área da sida”, revelou, salientando que “os números finais” serão divulgados até Junho.

O ministro sublinhou, contudo, que a área da sida continua “a merecer a atenção” do Governo, porque “a prevalência ainda é elevada, em termos europeus”.

A conferência de hoje destina-se a apresentar a história do VIH2, com a ajuda de especialistas estrangeiros, mas também pretende chamar mais pessoas para estudar este vírus mais esquecido.

“Precisamos de dar mais importância e condições para que os nossos médicos possam fazer mais investigação e não apenas seguir as novidades que os investigadores do resto do mundo introduzem no mundo da prestação de cuidados de saúde”, disse, durante a sessão de abertura, Maria do Carmo Fonseca, directora do IMM.

A responsável afirmou ver com “imenso agrado” a preparação pelo Ministério da Saúde de centros de referenciação.

“Espero muito que nesses centros seja possível proteger carreiras para médicos investigadores, porque essa investigação não pode ser feita nas horas pós laborais dos cuidados normais da carreira dos médicos e é preciso haver uma carreira dedicada”, pediu.

Pelo seu lado, o ministro respondeu que o Governo vê “como relevante que os investigadores possam ter um dispositivo legal próprio em termos de enquadramento nos hospitais, no sentido de poderem prosseguir a investigação enquanto trabalham nos hospitais”, sem terem de “sair do país ou apenas trabalhar na área privada”.

“Nesse sentido estamos a estudar legislação, precisamente porque a investigação faz parte daquilo que se faz nos hospitais”, adiantou Paulo Macedo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD quer passar debates quinzenais para mensais (e debate temático com ministros)

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …