Portugal vai tratar turistas britânicos como trata cidadãos da UE nos aeroportos

1

Nos aeroportos portugueses, os turistas britânicos vão ser tratados da mesma forma que os cidadãos da União Europeia, para evitar a criação de grandes filas.

Os britânicos sempre foram uma força motriz para o turismo português, com milhares de ingleses a visitarem o nosso país todos os anos. O Brexit veio complicar de certa forma a burocracia para a entrada em território luso, mas o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, realça que foi arranjada uma forma de minimizar os danos.

Para estimular o turismo, Portugal vai tratar os cidadãos britânicos que cheguem ao país da mesma forma que trata os cidadãos de países da União Europeia.

Após o Brexit, a UE decidiu tratar os britânicos como cidadãos provenientes de países exteriores ao espaço comum europeu, mas os Estados-membros ficaram com a possibilidade de definir as suas próprias regras, realça o Observador.

Como tal, o Governo português vai evitar que os turistas britânicos fiquem em filas no aeroporto durante horas para verificações manuais, escreve o The Telegraph. O check-in poderá ser feito eletronicamente como anteriormente.

A facilitação do processo vai “criar um acesso mais facilitado para os nossos estimados viajantes britânicos”, disse Luís Araújo ao jornal inglês.

A decisão portuguesa pode até forçar países como Espanha, França, Grécia e Itália a seguir o exemplo. Estes são outros países que beneficiam bastante com os turistas britânicos. Portugal é, até agora, o primeiro país a tratar os britânicos como cidadãos da União Europeia para efeitos de turismo.

A partir de sábado, os viajantes com destino a Portugal Continental deixam de ser obrigados a preencher o formulário de localização de passageiros.

“Portugal está claramente a liderar o caminho ao reconhecer que eles precisam de processar um grande número de visitantes britânicos da maneira mais perfeita possível, caso contrário, haveria longas filas neste verão”, disse Paul Charles, da PC Agency, uma consultora de viagens, em declarações ao Telegraph.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.