Portugal aprovado como fundador do novo concorrente do FMI e do Banco Mundial

AIIB

Reunião de negociadores para a criação do Asian Infrastructure Investment Bank

Portugal é um dos 57 membros fundadores do novo banco internacional proposto pela China, o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), anunciou esta quarta-feira o ministério chinês das Finanças.

Visto inicialmente em Washington como um desafio à ordem financeira internacional e uma espécie de concorrente do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, o AIIB será formalmente estabelecido ainda este ano com um capital de 50 mil milhões de dólares e sede em Pequim.

Seis outros países que aderiram ao projeto nos últimos dias, antes de terminar o prazo de 31 de março, foram também aprovados como membros fundadores da instituição: África do Sul, Azerbaijão, Islândia, Israel, Polónia e Suécia.

A constituição de um banco para financiar a construção de infraestruturas na Ásia-Pacífico foi anunciada em outubro passado em Pequim, num proposta subscrita por 21 países da região, entre os quais a China, Índia, Indonésia, Paquistão, Qatar e Singapura.

Em meados de março, o Reino Unido anunciou a sua adesão ao AIIB e, a seguir, Alemanha, França, Itália, Espanha, Suíça e Noruega e outros países europeus fizeram o mesmo.

No conjunto, metade dos 28 membros da União Europeia fazem parte do novo banco.

Austrália, Brasil, Egipto, Noza Zelandia e Rússia tambem aderiram.

Das grandes economias mundiais, apenas os Estados Unidos e o Japão estão ausentes, sendo por isso considerado um sucesso diplomático da China.

Há cerca de três semanas, num debate com empresários, economistas e académicos de vários países, na ilha de Hainan, sul da China, o professor britânico Martin Jacques disse que os Estados Unidos estavam a “ficar cada vez mais isolados” e “deviam rever a sua postura sobre esta questão”.

O secretário norte-americano do Tesouro, Jacob Lew, deslocou-se a Pequim e, no final da visita, indicou que Washington mudara a sua posição: “Fiquei encorajado com as conversações que tive em Pequim, nas quais os líderes da China esclarecem que eles desejam satisfazer elevados padrões e acolhem parcerias”.

No regresso a Washington, Lew afirmou que “os Estados Unidos estão prontos a saudar novos contributos para o desenvolvimento da arquitetura internacional, incluindo o Asian Infrastruture Investment Bank, desde que essas instituições completem as instituições financeiras internacionais existentes e partilhem o forte empenhamento da comunidade internacional num genuíno processo de decisão multilateral e melhorem os padrões e garantias dos empréstimos”.

Estatísticas citadas na imprensa chinesa indicam que nesta década, a Ásia-Pacífico precisará de investir 8.000.000.000.000 de dólares – oito biliões – para melhorar as suas infraestruturas.

O AIIB “é uma iniciativa aberta à participação de todos os países” e irá “promover a complementaridade e coordenação com outras instituições financeiras multinacionais como o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e o Banco Mundial”, disse o Presidente chinês, Xi Jinping.

Entre os primeiros 21 proponentes do AIIB figuram ainda o Bangladesh, Birmânia, Brunei, Cambodja, Cazaquistão, Filipinas, Kuwait, Laos, Malásia, Mongólia, Nepal, Omã, Sri Lanka, Tailândia e Vietname.

/Lusa

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …