Portugal pediu a extradição do jovem hacker de Viseu que, com 14 anos, criou um site que foi usado por hackers de todo o mundo para fazer dinheiro. Esta medida ajuda as pretensões de Diogo Santos Coelho que quer evitar ser julgado nos EUA.
Os advogados de Diogo Santos Coelho, de 23 anos, tinham solicitado à justiça portuguesa para emitir mandado de detenção em nome do jovem, para investigar os crimes de que este é acusado nos EUA.
O jovem hacker de Viseu foi investigado pelos serviços secretos norte-americanos e pelo FBI por suspeitas de que lucrou milhões de euros com o site RaidForums que foi usado por hackers de todo o mundo para vender dados roubados.
A justiça norte-americana acusou Diogo Santos Coelho dos crimes de conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado enquanto o criador e administrador do RaidForums.
O jovem criou o site quando tinha apenas 14 anos e alega que foi influenciado para isso por adultos com quem se relacionava online e que vieram a usufruir do site para ganhar dinheiro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirma, agora, numa nota enviada à Rádio Renascença, que aceitou o pedido dos advogados com vista ao “pedido de emissão de mandados de detenção internacional com vista à extradição e entrega do denunciado a Portugal para efeitos de procedimento criminal”.
Nesta altura, a decisão está dependente da justiça britânica que terá de escolher entre aceitar o pedido de extradição de Portugal, ou o pedido dos EUA. Os advogados acreditam que será privilegiado o país de origem do jovem.
Diogo Santos Coelho está em prisão domiciliária no Reino Unido desde Janeiro de 2022, depois de ter estado detido numa prisão britânica durante sete meses.