Portugal é o quinto país da UE que menos gasta com a Defesa

José Sena Goulão / Lusa

Em 2018, os gastos nacionais com a Defesa totalizaram 1,68 mil milhões de euros, o correspondente a 0,8% do PIB gerado nesse ano.

Portugal foi um dos países da União Europeia (UE) que, em 2018, menos investiu em Defesa. Nesse ano, os gastos nacionais com Defesa corresponderam a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo os dados revelados pelo Eurostat esta segunda-feira.

De acordo com o ECO, este valor corresponde ao quinto valor mais baixo da União Europeia, onde a média foi de 1,2%.

Nesse ano, os governos dos 27 Estados membros gastaram um total de 162 mil milhões de euros na Defesa, um montante que corresponde a 2,6% do total dos gastos públicos e a 1,2% da riqueza gerada na União Europeia naquele ano.

O peso dos gastos com defesa face ao PIB variou entre os diferentes países europeus, indo do mínimo de 0,3%, na Irlanda, e de 0,5% no Luxemburgo e Malta, até aos máximos de 2% tanto na Estónia e Grécia, e de 2,1% na Letónia.

Portugal destacou-se entre os países que menos investiram, sendo que dados provisórios apontam para um gasto de 1,68 mil milhões de euros em despesas com a Defesa, em 2018, o que equivale a 1,9% das despesas totais do Estado e 0,8% do PIB nacional daquele ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.