Portugal alcança 15 medalhas nos II Jogos Europeus. É a melhor participação de sempre

Tatyana Zenkovich / EPA

As ginastas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, do Acro Clube da Maia, representam Portugal nos II Jogos Europeus, em Minsk

Portugal fechou a 2ª edição dos Jogos Europeus, que se realizaram em Minsk, na Bielorrússia, com 15 medalhas conquistadas. Com três medalhas de ouro, Portugal ficou em 17º lugar.

As 15 medalhas conquistadas por Portugal nesta segunda edição dos Jogos Europeus, realizados na Bielorrússia, constituem uma melhoria em relação às dez medalhas arrecadadas há quatro anos no Azerbaijão. Portugal ocupou, assim, o 17º lugar da tabela classificativa.

As três medalhas de ouro foram conquistadas por Carlos Nascimento, nos 100 metros de atletismo; por Fu Yu, na competição feminina de ténis de mesa; e pela seleção portuguesa de futebol de praia.

Na competição de judo por equipas, a comitiva portuguesa ficou no segundo posto. Telma Monteiro, Rochele Nunes, Jorge Fernandes, Anri Egutidze, Bárbara Timo e Jorge Fonseca conquistaram a medalha de prata para Portugal. Também o ciclista Nelson Oliveira alcançou o segundo lugar na prova de contra-relógio.

As ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia também conquistaram a prata as provas de combinado e de exercício dinâmico (e conseguiram o bronze na prova de equilíbrio). Na canoagem, Fernando Pimenta conseguiu duas medalhas de prata nas provas de K1 1000 e K1 5000 metros. Segundo o Público, Pimenta foi o atleta português mais medalhado nesta competição.

As restantes medalhas de prata foram conseguidas pela judoca Telma Monteiro; por Diogo Ganchinho, nos trampolins; por Patrícia Esparteiro, em kata (karaté); pela seleção masculina de ténis de mesa; e pela estafeta mista dos 4×400 metros. Destaque ainda para o ciclista Rui Oliveira, que ficou no 4º lugar e falhou a subida ao pódio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis guardados em gaveta de museu pertencem a criatura gigante com 25 milhões de anos

Os fósseis foram descobertos em 1973, mas só agora foram formalmente identificados e anunciados ao público. Trata-se de um antepassado gigante de fascólomos, também conhecidos como vombates. Fascólomos estão entre os animais mais peculiares. De facto, …

Refeições tardias podem realmente fazer engordar

Um jantar tardio pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue, concluiu um pequeno estudo recentemente publicado. "Este estudo lança uma nova luz sobre como é que ingerir …

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …