Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

José Coelho / Lusa

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões’ regressarem, à condição, ao comando do campeonato.

O FC Porto cumpriu no Estádio do Dragão e levou de vencida o Santa Clara. Contudo, este não foi um jogo fácil para os “dragões”, que dominaram, é certo, mas triunfaram por apenas 1-0, perante uma formação açoriana que soube sempre sair com perigo para o contra-ataque, de forma rápida e objectiva, e até poderia ter marcado.

Um tento de Moussa Marega, na primeira parte, após bom lance de Otávio, foi o suficiente para a equipa de Sérgio Conceição regressar à liderança da Liga NOS, à condição.

O Jogo explicado em Números

  • Domínio intenso do FC Porto no primeiro quarto-de-hora, com 68% de posse de bola, mas sem conseguir criar perigo. Aliás, os “dragões” não realizaram qualquer remate nesta fase inicial, ao passo que o Santa Clara fez um, de fora da área, bloqueado pela defesa portista. E até marcou aos nove minutos, num lance anulado por fora-de-jogo.
  • Contudo, os homens da casa não precisaram de muito para marcar. Aos 18 minutos, Otávio rompeu na grande área açoriana, rematou para defesa de Marco, mas a bola sobrou para Moussa Marega e este atirou a contar, no segundo remate dos “dragões” na partida.
  • Reagiu bem o Santa Clara, que quase marcou aos 23 minutos, por Rashid, mas o seu remate saiu perto do poste esquerdo da baliza de Iker Casillas. Ainda assim insuficiente para contrariar a superioridade portista. Os anfitriões chegaram à primeira meia-hora com 63% de posse de bola e dois remates enquadrados em três disparos (1-3 do lado visitante).
  • Os açorianos chegaram novamente ao golo aos 41 minutos, por Schettine, mais uma vez um lance anulado por fora-de-jogo. Nesta altura, o Santa Clara continuava a criar perigo nas vezes que conseguia libertar-se da pressão portista, mas a verdade é que do lado dos “dragões” o pendor atacante era total, apenas com Éder Militão e Felipe a apresentarem uma posição média de acções com bola atrás da linha de meio-campo.
  • Vantagem mínima dos “dragões” na primeira metade, fruto de um golo no lance que deu os primeiros remates à formação da casa.
  • O Porto foi sempre superior, com muita bola, mais remates, todos dentro da grande área contrária, e aí esteve a diferença em termos ofensivos.
  • O Santa Clara rematou quase tanto quanto os “azuis-e-brancos”, mas dos cinco disparos que fez, só um aconteceu dentro da área de Casillas.
  • O melhor em campo nesta fase era Otávio, com um GoalPoint Rating de 6.0. O brasileiro fez o remate que acabou por permitir a recarga vitoriosa de Marega, acertou 30 dos 33 passes que fez e ajudou colectivamente com cinco recuperações de posse.
  • O Santa Clara quase não teve bola no primeiro quarto-de-hora do segundo tempo, não passando de 23% de posse de bola. Contudo, na primeira vez que chegou com perigo ao ataque, Schettine (58′) obrigou Casillas a uma grande defesa, através de um belo cabeceamento.
  • O Porto estava seguro no passe (86% de eficácia nesta fase) e anulava com facilidade as tentativas de lançar contra-ataques rápidos por parte do Santa Clara, como os insulares conseguiram no primeiro tempo. Aliás, os visitantes não passavam dos 48% de passes certos nesta fase, não conseguindo encetar transições.
  • O Santa Clara conseguiu sacudir um pouco a pressão até aos 70 minutos, impedindo o Porto de criar verdadeiros lances de perigo e conseguindo soltar-se um pouco para o ataque. A posse de bola subiu para 31%, a eficácia de passe para 61% e o único remate enquadrado desde o intervalo era açoriano, o tal cabeceamento de Schettine. O brasileiro registava assim uma ocasião flagrante de golo falhada, o outro era Corona, entrado já na segunda parte.
  • Aos 75 minutos, Fernando Andrade quase marcou à antiga equipa, com um remate na grande área para a defesa da noite por parte de Marco. Nesta fase já o Santa Clara não saía com tanta facilidade e o Porto controlava as operações, com 66% de posse de bola, seis remates, dois enquadrados no segundo tempo.
  • O jogo manteve-se tenso até final, devido à margem mínima da vantagem portista, perante um Santa Clara que nunca deitou a “toalha ao chão”, mas o Porto controlou as operações até final e assegurou os três pontos.

O Homem do Jogo

O jogo não teve um número elevado de ocasiões de golo. O único tento do jogo aconteceu na primeira parte, na sequência de uma bela jogada de Otávio, concluída por Marega.

O brasileiro foi, devido a essa jogada – e a outras outras -, o melhor da primeira parte e terminou a partida na liderança dos GoalPoint Ratings, com 6.1. Otávio fez dois remates (um enquadrado), completou 88% dos passes que fez e um drible, e realizou sete recuperações de posse.

Jogadores em foco

  • Éder Militão 6.0 – Jogo após jogo, o defesa portista vai sendo dos melhores da sua equipa, numa demonstração de grande consistência. Este sábado foi o segundo melhor, mercê de um passe para finalização, 56 passes certos em 63, seis deles longos (num total de oito), ganhou dois duelos aéreos defensivos em três e três em quatro ofensivos.
  • Moussa Marega 6.0 – O maliano voltou a dar nas vistas, pois estava no sítio certo para finalizar a jogada do 1-0. Mas pouco mais mostrou: rematou quatro vezes (máximo do jogo), mas só enquadrou uma, e fez um passe para finalização.
  • Patrick Vieira 6.0 – O melhor jogador do Santa Clara foi o seu lateral-direito. O brasileiro criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e esteve em sete acções defensivas, entre elas três desarmes.
  • Tiquinho Soares 6.0 – O ponta-de-lança não fez qualquer remate, algo que mancha a sua actuação, pela missão que tem em campo. A sua nota positiva baseia-se nos dois duelos aéreos ofensivos ganhos em três e na ocasião flagrante de golo que criou.
  • Felipe 5.8 – O central brasileiro nem tem muito trabalho defensivo a mostrar no final da partida, pelo que o destaque vai para o que conseguiu fazer no primeiro momento de construção da equipa da casa. Felipe concluiu 55 dos 59 passes que fez e teve sucesso em oito de 11 entregas longas.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …