Porto vs Chaves | Dragão castigou ingenuidade flaviense

O FC Porto bateu o D. Chaves no Dragão por 3-0, mas o resultado volumoso não espelha as dificuldades sentidas pelos comandados de Sérgio Conceição, em especial na segunda parte.

Os flavienses foram muito perigosos no segundo tempo, desperdiçaram ocasiões para marcar e só se renderam nos minutos finais, perante a eficácia atacante portista.

O Jogo explicado em Números

  • Jogo morno nos primeiros 15 minutos, com o Porto a pegar naturalmente no jogo e a tentar imprimir um ritmo elevado, mas o posicionamento dos jogadores do Chaves foi complicando a vida aos “dragões”. Ainda assim, no primeiro quarto-de-hora os portistas registavam 71% de posse de bola, 88% de eficácia de passe, três remates, um enquadrado, contra um deserto ofensivo da parte dos flavienses.
  • Curiosamente, foi a meio de todo o domínio “azul-e-branco” que, aos 28 minutos, Iker Casillas realizou uma estupenda defensa, a remate de William em zona frontal. Pela meia-hora de jogo o Porto continuava a mandar, com 67% de posse, três cantos contra nenhum dos visitantes, mas apenas três disparos (contra um dos flavienses).
  • Brahimi ia-se destacando, como sempre, no serpentear do seu futebol, com três dribles eficazes em quatro tentativas. Registava ainda 93% de passes certos nos primeiros 35 minutos. Mas o melhor nesta fase era mesmo o lateral-esquerdo flaviense Djavan, com um GoalPoint Rating de 6.3. Realizara um passe para finalização, três alívios e duas intercepções, e somava 93% de passes certos.
  • Djavan foi mesmo o melhor na primeira metade. O brasileiro não abrandou o ritmo e atingiu um rating de 6.5 ao descanso, acrescentando mais um alívio, uma intercepção e um desarme às suas acções defensivas.
  • Colectivamente, muito Porto, com 67% de posse e seis remates contra dois do D. Chaves. Mas o facto é que ambas as equipas registavam apenas um remate enquadrado.
  • Os “dragões”, aliás, apenas realizaram três passes para ocasião em toda a primeira parte, contra um dos visitantes. Muito pouco, e algo que explica o nulo.
  • Perfeito recomeço da partida para o Porto. Aos 49 minutos, Aboubakar tirou Paulinho da frente e rematou, com a bola a tabelar no flaviense andes de entrar junto ao poste esquerdo. Estava feito o mais difícil para os “dragões”, o 1-0.
  • O Chaves sentiu necessidade de atacar e, nos primeiros 15 minutos dos segundo tempo, dispôs de 44% de posse de bola, dois remates, um deles enquadrado, mas somente dois passes para ocasião. E aos 70 minutos, William fez o impossível, ao falhar a emenda à entrada da pequena área, só com Casillas pela frente.
  • Aos 81 minutos foi Thiago Galvão a desperdiçar só com Casillas pela frente, atirando ao lado. Nesta altura a ideia ficava de que ao Chaves só faltava competência na frente para empatar, pois registava 48% de posse e quatro remates (um enquadrado) no segundo tempo, com a única ocasião flagrante da partida. E quem não marca…
  • Aos 86 minutos, Tiquinho Soares fez o 2-0, na recarga à grande penalidade por si apontada e defendida por Ricardo, após o árbitro assinalar mão na bola de Maras na grande área. E aos 88, Óliver Torres assistiu Marega para conclusão fácil do atacante no 3-0 final.

O Homem do Jogo

Óliver Torres ganhou a distinção de melhor em campo a Yacine Brahimi ao sprint. O argelino andou quase sempre no topo do GoalPoint Rating (acabou em terceiro), mas a assistência do espanhol para o 3-0 de Marega decidiu os números finais – Óliver terminou com 6.9.

Para além da assistência, o médio fez ainda dois passes para finalização, tentou seis cruzamentos (um eficaz), acertou 86% dos passes (nove em dez longos) e ainda recuperou sete vezes a bola e realizou quatro desarmes. Um jogo completo.

Jogadores em foco

  • Alex Telles 6.7 – Ficou centésimas acima de Brahimi. O lateral brasileiro é sempre influente e registou três passes para finalização, colocou 12 vezes a bola na área contrária e fez quatro intercepções e dois desarmes.
  • Brahimi 6.7 – Uma verdadeira enguia. Tirar-lhe a bola é um problema, pois faz dançar os seus adversários para depois os deixar “pendurados”. Tentou nove vezes o drible e teve sucesso em três, teve eficácia em 90% dos passes, ganhou nove de 17 duelos, recuperou a bola 11 vezes (o máximo da partida) e ainda sofreu quatro faltas.
  • Djavan 6.5 – Foi o melhor na primeira parte e continuou em destaque até sair aos 80 minutos. O lateral-esquerdo flaviense fez um passe para finalização, acertou as duas tentativas de drible, terminou com apenas um passe falhado em 25 entregas e realizou seis alívios, três intercepções e quatro desarmes.
  • Marega 6.5 – Marcou um golo e esteve muito activo ao longo de toda a partida. Fez dois remates (um enquadrado), teve sucesso em quatro de sete tentativas de drible, mas pecou nas perdas de bola (21) e nos controlos deficientes da mesma (3).
  • William 3.2 – O ponta-de-lança do Chaves teve uma noite para esquecer. Fez apenas um remate e logo numa ocasião flagrante desperdiçada, sozinho perante Casillas. Foi quem mais duelos disputou, 22, mas perdeu 17 (ganhou apenas três duelos aéreos em 17) e terminou como o jogador com mais controlos de bola deficientes: cinco.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …