A FC Porto SAD e Jorge Nuno Pinto da Costa anunciaram que vão processar Frederico Varandas, após as declarações do presidente sportinguista no Núcleo do Carregal do Sal.
“Face às declarações falsas e insultuosas proferidas ontem numa cerimónia pública, o Conselho de Administração da FC Porto – Futebol SAD e o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, tomaram a decisão de agir judicialmente contra o presidente do Sporting Clube de Portugal. É à Justiça que compete avaliar ações graves – e reiteradas – de pura piromania mediática”, lê-se no comunicado divulgado pelo FC Porto.
Após a conquista portista do campeonato de futebol, o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, disse que o presidente do FC Porto é uma referência no desporto nacional.
O presidente do Sporting convidou então o membro do Governo a ouvir alguma das escutas relacionadas com o Apito Dourado: “É verdade que estas escutas não foram autorizadas pela Justiça portuguesa para uso de prova e o senhor Pinto da Costa foi absolvido do processo. Mas, se é verdade que essas escutas não puderam ser usadas como prova, também é verdade que elas são reais e aconteceram mesmo”.
Varandas comentou que Pinto da Costa é um “corruptor ativo” e deveria ter sido expulso do mundo do desporto “há décadas”. Além disso, acrescentou, “difícil é explicar a qualquer cidadão como é que uma pessoa apanhada a dizer isto (escutas) não é condenada”.
Comunicado FC Porto 🔵⚪
👉 Em causa as declarações falsas e insultuosas do presidente do Sporting#FCPorto https://t.co/OVgLiOKs39— FC Porto (@FCPorto) May 30, 2022
Esta não é a primeira vez que Pinto da Costa move um processo judicial contra Frederico Varandas. Em outubro de 2020, o líder dos ‘azuis e brancos’ processou o seu homólogo após este lhe ter chamado de “bandido”.
“Todos os portugueses merecem que isto seja dito: pode ter um grande sentido de humor, ser culturalmente acima da média, ter um currículo cheio de vitórias, mas um bandido será sempre um bandido”, disse, na altura, o presidente do Sporting CP.
O Pintareco está aflito… ai, o menino…
Quando o futebol produz e não se livra de uma figura destas, compreende-se porque uma ditadura pode durar 48 anos.
Já me acorreu também esse paralelismo, a ditadura e o futebol português atual não passam de duas formas da mesma corrupção, o futebol é o Carnaval da realidade, ninguém leva a mal. Contudo, não subestime a personagem, sabe muito sobre a podridão de partidos e políticos, é o seu seguro de intocabilidade. Por exemplo, sabe quais os governos com mais ministros e secretário de estado originários do Porto? Os governos de Cavaco Silva. Lembra-se do estouro da bolsa portuguesa? Aquela onde milhares de milhões mudaram de dono? A personagem aqui referida teve acesso a informação privilegiada e antecipada e usou essas informações a favor de amigos. Um destes tornou-se o homem mais rico de Portugal. Enfim, é o problema das “teorias da conspiração”, não levam em conta que as coincidências existem…
O que ganha o SCP com isto? Não me parece que ganhe nada.
E o futebol português muito menos.