Há meio século que o FC Porto não sofria tantos golos

José Coelho / Lusa

O FC Porto leva 13 golos sofridos no campeonato até ao momento. Para encontrar um pior registo defensivo é preciso recuar meio século.

Em nove jornadas para o campeonato, o FC Porto já sofreu 13 golos. Este não é um registo típico do clube, que até costuma ser a equipa com o melhor registo defensivo a nível doméstico no final da temporada. O problema já foi diagnosticado pelo próprio Sérgio Conceição, que todavia realça a capacidade defensiva dos seus plantéis.

“Normalmente, a equipa campeã é a equipa que sofre menos golos, eu tenho experiência nisso. Tão importante como marcar é não sofrer. Mas isso não tem nada a ver com ser mais ofensivo ou defensivo. Nestes três anos, fomos duas vezes a equipa que fez mais golos”, disse o treinador portista.

Esta época, os ‘dragões’ sofreram logo um golo com o Sporting de Braga, três golos com o Marítimo, dois com o Sporting, dois com o Paços, um com o Portimonense e, mais recentemente, três com o Tondela.

Com as lesões de Marcano e Pepe, o FC Porto tem jogado com Chancel Mbemba e Malang Sarr como dupla de centrais. Os laterais são habitualmente Wilson Manafá e Zaidu Sanusi.

A verdade é que para encontrar um registo tão negativo como este é preciso recuar à temporada 1976/1977. Na altura, treinado por José Maria Pedroto, o FC Porto tinha sofrido os mesmos 13 golos ao fim nona jornada. Curiosamente tinha os mesmos 23 golos marcados, embora tivesse menos duas vitórias.

O pior registo defensivo surge em 1970/1971, com o antigo treinador do Chelsea e do Manchester United, Tommy Docherty. Nessa época, à nona jornada, o FC Porto já tinha sofrido 14 golos, mais um do que a equipa de Sérgio Conceição sofreu até ao momento.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.