Porque não deve tomar logo medicamentos assim que lhe aparece uma febre

Um novo estudo realizado em peixes sugere que adiar o recurso a medicamentos após os primeiros sintomas de febre pode ser benéfico para humanos.

De acordo com um novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Alberta, no Canadá, permitir que uma febre ligeira siga o seu curso pode trazer vantagens para a saúde.

Segundo os investigadores, a febre moderada não tratada em peixes ajudou a eliminar rapidamente as infeções e controlar a inflamação.

Assim, sugere o estudo, pode ser melhor permitir que uma febre ligeira siga o seu curso natural até desaparecer — em vez de recorrer imediatamente a medicamentos.

No estudo realizado em em peixes, deixar uma febre moderada não tratada  ajudou os seus corpos a eliminar rapidamente infeções, regular inflamações e reparar  tecidos danificados.

“Deixámos a natureza fazer o que a natureza faz, e neste caso, foi algo muito positivo”, diz o imunologista Daniel Barreda, autor principal do estudo, citado pela Sci Tech Daily.

Uma febre moderada resolve-se sozinha, ou seja, o corpo pode induzi-la e interrompê-la naturalmente sem medicação”, explica Barreda.

Os autores do estudo sustentam que, como os mecanismos que provocam e sustentam a febre são comuns entre a todos os animais, é razoável esperar benefícios semelhantes nos humanos.

Assim, devemos resistir a tomar medicamentos para a febre sem receita médica aos primeiros sinais de uma temperatura ligeira. “Estes fármacos aliviam o desconforto sentido com a febre, mas também é provável que estejamos a prescindir de alguns dos benefícios dessa resposta natural.”

O estudo, apresentado num artigo publicado em março na eLife, ajuda a lançar luz sobre os mecanismos que contribuem para os benefícios da febre moderada, que, diz Barreda, se manteve através de 550 milhões de anos de evolução em todo o reino animal.

“Todos os animais que examinámos têm esta resposta biológica à infeção”, conclui o investigador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.