Não, não está sozinho. Quando ouvimos gravações nossas, é muito comum odiarmos o som da nossa própria voz. E as explicações vão desde a psicologia à fisiologia.
Normalmente, quando ouvimos a nossa voz em áudios, ficamos arrependidos de termos clicado no play. Quantas vezes não ficou a pensar: “achava que a minha voz era muito mais bonita do que… isto”? Mas porque é que isso acontece, afinal?
Uma primeira explicação tem a ver com os ossos da nossa cabeça. Devido a eles, temos uma sensação de que a nossa voz é mais grave do que realmente ela é, na realidade.
Isto porque esses ossos fazem-na soar mais profunda, explica a Science Focus. Quando ouvimos a voz dos outros, esse som chega-nos através da condução aérea, enquanto que, quando ouvimos a nossa, grande parte do som é conduzido internamente e de forma direta através dos ossos do crânio, o que o torna mais grave para nós.
Outra explicação, mais psicológica, pode ser que, ao ouvir a nossa voz, analisamo-la como o fazemos com as vozes dos outros, e assim percebemos que estamos a revelar muito da nossa personalidade na nossa voz, o que nos assusta.
O cirurgião especializado em tratamento de problemas de voz
“Estamos simplesmente mais habituados a ouvir-nos soar de uma determinada forma”, resume o médico.