Cientistas revelam porque é que as abelhas assassinas são mais agressivas

Jeffrey W. Lotz / Wikimedia

Abelha africanizada, também conhecida como “abelha assassina”

Um grupo de cientistas levou a cabo uma complexa experiência para perceber o que é que determina a extrema agressividade das abelhas africanizadas, vulgarmente conhecidas por abelhas assassinas.

Um estudo publicado recentemente na revista científica Journal of Proteome Research deu a conhecer a complexa experiência que um grupo de cientistas levou a cabo para perceber porque é que as abelhas africanizadas, também conhecidas como abelhas assassinas, são tão agressivas.

Para recolher informação sem que ninguém fosse vítima das picadas destes animais, os investigadores colocaram bolas de pêlo nas laterais da colmeia, de modo a que as abelhas ficassem lá presas. De seguida, cada inseto foi extraído e submerso em nitrogénio líquido, fazendo o mesmo com um grupo de abelhas normais. Ambas foram classificadas e analisadas de forma separada.

Posteriormente, os cientistas compararam as proteínas presentes nos cérebros dos dois tipos de abelhas, o que colocou em evidência não só as diferenças notáveis como também as suas semelhanças.

Os investigadores descobriram que os dois grupos possuem um mesmo conjunto de proteínas, uma das quais afeta a aprendizagem, a memória e o desenvolvimento, e a outra parece influenciar o processamento sensorial.

Desta forma, no cérebro das abelhas africanizadas, os neuropéptidos “são cortados” em proteínas curtas, que podem ser encontradas em diferentes grupos de tecido cerebral. Para verificar se se tratava de um elemento chave que influencia o comportamento, os cientistas injetaram esses neuropéptidos no cérebro das abelhas normais vivas que, a partir daí, mostraram um clara diferença na sua forma de agir.

Ainda assim, a equipa assegura que falta estudar este fenómeno mais profundamente para conseguir determinar como o tamanho e a distribuição desses neuropéptidos podem determinar um comportamento mais agressivo.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …