Poroshenko troca russo por inglês para melhorar padrão de vida da Ucrânia

Atlantic Council / Flickr

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, sugeriu hoje que as aulas de inglês deveriam substituir as de russo para melhorar o padrão de vida do país.

“O inglês deveria tornar-se a segunda língua a ser ensinada nas escolas”, defendeu Poroshenko numa visita a Lviv, bastião nacionalista que apoia o líder pró-ocidental, onde os falantes de russo estão em minoria.

“Há uma ligação entre o padrão de vida das pessoas e o seu nível de conhecimento de inglês. Quanto mais ucranianos falarem inglês, melhor será a Ucrânia “, sustentou.

Historicamente, o russo tem sido a segunda língua da Ucrânia, um país dividido linguisticamente entre um oeste que fala ucraniano e um leste pró-russo, onde os separatistas declararam a independência de duas regiões.

O líder ucraniano deposto Viktor Ianukovich assinou uma lei em 2012 que garantia que a língua russa podia ser falada livremente no leste, decisão que irritou os nacionalistas ucranianos.

Apesar das tentativas de retirar a lei, após a revolta que estabeleceu uma nova liderança em Kiev, em fevereiro último, o atual governo decidiu manter os direitos relativos à língua russa naquela região.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.