Por que é que o sol nos faz espirrar?

Sabia que a questão “por que é que uma pessoa tem mais tendência para espirrar depois de olhar para o sol?” já era feita no século IV a.C., por Aristóteles? Já agora, sabe por que é que uma pessoa tem mais tendência para espirrar depois de olhar para o sol?

Quando sai de um sítio escuro para o brilho total do sol, tem subitamente vontade de espirrar? Se sim, não é o único.

Como dá conta a LiveScience, cerca de 1 em cada 3 pessoas tem essa reação.

Num artigo publicado recentemente, a mesma revista ajuda a desvendar o porquê de o sol fazer espirrar.

Espirrar com o sol é um reflexo conhecido como reflexo fótico do espirro ou síndrome de explosão helio-oftálmica compulsiva autossómica dominante (ACHOO).

De acordo com o National Center for Biotechnology Information, este reflexo é uma caraterística genética autossómica dominante, o que significa que uma pessoa tem 50% de hipóteses de herdar esta reação à luz se um dos seus pais a tiver.

Geralmente, o reflexo fótico do espirro geralmente acontece após a exposição a uma luz brilhante, especialmente quando se passa da escuridão para a luz.

“O ACHOO não é desencadeado por um comprimento de onda especial de luz – é causado por uma mudança na intensidade da luz“, explicou, à LiveScience, David Lang, presidente do Departamento de Alergia e Imunologia Clínica do Instituto Respiratório da Cleveland Clinic.

A “gravidade” do ACHOO pode variar: enquanto algumas pessoas espirram ocasionalmente; outras têm espirros incontroláveis várias vezes seguidas.

Várias teorias

Apesar de a comunidade científica ainda saber exatamente o que causa os espirros fóticos, há já algumas teorias.

A teoria mais provável é que a luz brilhante estimula o nervo trigémeo, que tem ramos que permeiam o rosto. Como explica David Lang, a luz que estimula o ramo que leva ao olho pode acabar por estimular também o ramo que leva ao nariz.

Um estudo de 1995, publicado no PubMed, sugeriu uma ligação deste fenómeno com desvio do septo nasal.

Mais recentemente, em 2010, pesquisadores da 23andMe publicaram na Plos Genetics a descoberta de duas mutações relacionadas aos espirros fóticos.

Em 2019, outro estudo descobriu uma potencial ligação entre este reflexo e enxaquecas.

Uma boa forma de prevenir espirros fóticos é usar óculos de sol. Outra técnica é aplicar pressão no filtro (sulco sob o meio do nariz) com o dedo na horizontal, o que pode anular a irritação no nervo trigémeo ou interferir nos sinais nervosos que desencadeiam os espirros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.