Por que é que ficamos com o cabelo branco à medida que envelhecemos?

Já parou para refletir sobre o que causa o cabelo branco? A Ciência pode ajudar a responder a essa questão.

O envelhecimento é um autêntico divisor de opiniões. Enquanto algumas pessoas aceitam de bom grado a passagem do tempo, outras lutam contra as rugas e, principalmente, contra os temidos cabelos brancos. Mas já parou para refletir sobre o que causa o cabelo branco? A ciência pode ajudar a responder a essa questão.

O senso comum sugere, por exemplo, que o stress provoca cabelos brancos. No entanto, os estudos mostram que a relação é um pouco mais complexa do que se pensa.

Antes de mais nada, temos de entender uma coisa. Na verdade, o cabelo não “fica” grisalho. Assim que um folículo capilar produza cabelo, a cor é definida e não muda.

Portanto, funciona assim: se um único fio de cabelo começar castanho (ou ruivo, preto ou loiro), ele não muda de cor naturalmente, a não ser que seja pintado.

Contudo, os folículos capilares produzem menos cor à medida que envelhecem. Resultado: quando o cabelo passa pelo ciclo natural de morte e regeneração, é mais provável que fique grisalho a partir dos 35 anos.

O que causa o cabelo branco?

Quando as células que produzem pigmentos chamadas melanócitos param de produzir o pigmento responsável pela cor do cabelo (melanina), os cabelos começam a nascer brancos ou grisalhos. O processo de branqueamento dos cabelos é natural e inevitável.

Assim, conforme os fios de cabelo antigos são substituídos por novos, é mais provável que os novos fios sejam grisalhos devido à diminuição na produção de pigmentos.

Mas então o que acontece com os cabelos antigos?

Como não mudam, permanecem na cor original que tinham quando foram produzidos. Por isso, o grisalho é uma mistura de cabelos pigmentados que não caíram com cabelos sem pigmentação.

A grande maioria das pessoas com cabelos grisalhos apresenta envelhecimento relacionado à idade. Mas quando o seu cabelo fica branco completamente é influenciado principalmente pelos genes.

Além disso, por vezes o cabelo branco pode ser efeito secundário de alguma doença, especialmente se for muito precoce.

Doenças que causam cabelo branco

Uma das doenças que causa o cabelo branco precoce é a alopecia areata, uma condição autoimune em que o sistema imunitário ataca os folículos capilares, resultando em perda de cabelo. O cabelo que cresce novamente após a perda pode ser branco devido a danos nos folículos.

O vitiligo também pode acelerar o branqueamento do cabelo. É uma condição em que há perda de pigmentação na pele, resultando em manchas brancas — e, em alguns casos, a despigmentação nos cabelos.

Vale mencionar que a deficiência de vitamina B12 pode levar à despigmentação dos cabelos, causando branqueamento prematuro.

Stress causa cabelo branco?

Eis uma dúvida ainda mais complexa: se o stress causa cabelo branco ou não. Um estudo da Nature mostrou que o stress teve um papel fundamental no branqueamento dos pelos de roedores.

Mas isso pode ser porque o stress envelhece biologicamente, o que ajuda a acelerar esse processo. Ou seja: evidências científicas sugerem que existe uma relação, mas ainda não há uma definição concreta. Futuros estudos podem ajudar a decifrar isso melhor.

Portanto, o stress é apenas um dos fatores que podem contribuir para o branqueamento precoce do cabelo, mas outros fatores genéticos e ambientais também têm um papel relevante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.