Por que é que a roupa interior das mulheres tem laços na frente?

Andras Pfaff / Flickr

Elemento pode ter sido herdado do período em que não existiam elásticos e era necessário segurar as peças de roupa com uma fita que atava na parte frontal do corpo.

Trata-se de um motivo decorativo tão usado que poucas pessoas alguma vez devem ter parado para pensar sobre o porquê de as peças de roupa interior femininas terem um pequeno laço na frente. Apesar de ser frequentemente visto como um simples adorno, a internet há muito que se interroga sobre o tema.

“É bonito, é feminino, evoca inocência, e torna mais fácil qual é o lado da frente quando nos vestimos apressadamente no escuro“, disse um utilizador do Reddit quando a questão surgiu na rede social sobre a origem da tradição. Quando ao motivo pelo qual esta começou, a aplicação do laço remonta aos dias em que os elásticos não existiam e era preciso manter as peças no lugar. Como tal, uma fita era passada pelos ilhós e o laço frontal servia para prender as pontas da fita, sendo a parte da frente o local mais fácil.

Esta é uma teoria das múltiplas apresentadas, sendo questionada por muitos devido à falta de provas. Seguindo a lógica e os relatos que nos chegam do vestuário usado pelos homens, era até mais provável que os laços permanecem nas peças masculinas, mas não foi este o caso.

Aos dias de hoje, não há certezas sobre o que as mulheres europeias vestiam antes do século XV. A maioria dos registos chega-nos de obras de arte, escrita e têxteis que foram suficientemente bem preservados para sobreviver até à atualidade. Após esse período, as mulheres usavam saiotes e roupas íntimas debaixo das roupas exteriores, conhecidas como quimiosques, e por vezes espartilhos.

As chamadas pantaletas eram também usadas por mulheres, raparigas e rapazes jovens franceses no século XIX. Estas peças consistiam em calças soltas, compridas e que eram divididas, mas estavam amarradas por um cordão. São também a razão pela qual dizemos “par de cuecas“, apesar de serem apenas um artigo. É plausível que os laços dos cordões tenham sido mantidos como um elemento decorativo depois do elástico se popularizar. Já no caso da roupa masculina, que dispensa tanta decoração, o laço acabou por cair.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.