“Pontes de terra”, agora submersas, podem explicar a migração antiga nas Américas

Antigas massas de terra, que entretanto desapareceram, ligavam a América do Sul às ilhas Antilhas, da América Central.

Fósseis antigos mostram animais originários da América do Sul nas ilhas Antilhas. Um novo estudo, publicado em maio na Earth-Science Reviews, revela agora que os espécimes conseguiram lá chegar através de massas de terra há muito desaparecidas do fundo do oceano.

A nova pesquisa apoia a teoria de que havia “pontes de terra” a ligar estes dois lugares, o que sugere que os movimentos das placas tectónicas e a expansão e redução dos glaciares ao longo de milhões de anos poderiam ter fornecido um caminho para a vida selvagem viajar, escreve o Science Alert.

“As Caraíbas, incluindo as Grandes e Pequenas Antilhas localizadas na borda nordeste da placa, são consideradas um dos mais importantes centros de biodiversidade insular”, escrevem os autores, no artigo científico. “Apesar de décadas de estudos, as origens filogenéticas e a biogeografia histórica desta biodiversidade surpreendente permanecem controversas.”

A equipa modelou cerca de 40 milhões de anos de movimento da placa tectónica em torno da junção entre as Pequenas Antilhas, as Grandes Antilhas e a montanha subaquática Aves Ridge.

Os resultados permitiram demonstrar que massas de terra poderiam ter sido formadas e fragmentadas ao longo dos anos.

O surgimento e desaparecimento destes arquipélagos e “mega-ilhas” também terão sido afetados pela elevação e queda do nível da água do mar, controlada pelo degelo glacial.

A equipa conseguiu retroceder até ao final do período Eoceno, combinando as linhas costeiras das ilhas com a altura em que teriam emergido do oceano.

“Esses períodos de emergência podem ter favorecido a existência de mega-ilhas e conexões terrestres transitórias entre as Grandes Antilhas, as Pequenas Antilhas e a parte norte da Aves Ridge”, escreveram, acrescentando que, “no Pleistoceno, se formaram arquipélagos e mega-ilhas repetidamente durante episódios glaciais máximos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mali. Morreu o homem suspeito de tentar matar Presidente interino

O governo do Mali anunciou a morte do homem acusado de tentativa de homicídio do Presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, sob detenção dos serviços de segurança malianos. "Durante as investigações, o estado …

Pré-candidato à presidência da Nicarágua é detido a mando do governo. É já o sétimo

Legislação do país impede que os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos concorram a cargos públicos. Daniel Ortega está na liderança do país desde 2007, promovendo ao longo dos anos diversas estratégias …

Bruxelas propõe alívio das regras para slots das companhias aéreas até 2022

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira prolongar, até março de 2022, o alívio das regras da União Europeia (UE) para faixas horárias de descolagem e aterragem das companhias aéreas, devido aos efeitos ainda visíveis da …

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …