É desta que a Ponte Maria Pia vai ser útil? Com portagem

3

Projecto apresentado nesta segunda-feira prevê que a ponte seja integrada num circuito turístico. Mas Gaia, sozinha, não paga.

A Ponte Maria Pia está fechada desde 1991. A primeira ligação ferroviária entre Porto e Gaia, construída pelo famoso Gustave Eiffel em 1877, está abandonada desde que a alternativa foi inaugurada: a Ponte São João.

33 anos depois, o assunto tem sido debatido ao longo dos últimos tempos, querem a reabertura da infraestrutura – mas a Câmara Municipal de Gaia, sozinha, não paga pelas obras.

“Se depender da Câmara de Gaia, a Ponte Maria Pia, que foi deixada ao abandono pelo Estado, não abre”, disse o presidente Eduardo Vítor Rodrigues, em assembleia municipal realizada há quase um mês.

O presidente da Câmara explicou que a ponte está sob a responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP); além de ter dúvidas sobre a segurança de uma ponte que só tem um carril e é “muito estreita”.

“Estamos disponíveis (Gaia e Porto) mas tem que ser a IP a assumir a responsabilidade e a disponibilidade para fazer parte da solução. Se depender dos municípios, não vai abrir. Não temos dinheiro, nem o ‘know how’ (conhecimento) para fazer a gestão”, acrescentou.

Eduardo Vítor Rodrigues avisou que seria preciso colocar um tabuleiro novo numa “ponte abandonada” e que a intervenção “custaria todo o dinheiro que temos para investir na via pública, por ano. Têm que ser investidos milhões de euros”.

Circuito turístico

Nesta segunda-feira foi apresentado um projecto que prevê a inclusão da ponte num circuito turístico que também chega às escarpas do rio Douro. A ideia foi apresentada pela Liga dos Amigos da Ponte Maria Pia.

O circuito turístico “In Illo Tempore” seria pedonal e através de vai-vem, descreve o Porto Canal. A ideia é ser auto-sustentável, com uma receita 1 milhão de euros por ano.

A ideia passa por criar um percurso pedonal desde a Ribeira do Porto, passando pela Avenida Gustavo Eiffel, seguiria pelo Parque da Ponte Maria Pia, já do lado de Gaia, e seguia a escarpa até às Caves do Vinho do Porto.

Cada pessoa pagava uma portagem para atravessar a ponte: 10 euros por pessoa a pé, 20 euros por pessoa no vai-vem.

Segundo este projecto, vão ser precisos 15 milhões de euros para a reabilitação inicial da ponte – esse dinheiro seria conseguido através de um fundo da Liga em parceria com as Câmaras Municipais do Porto e de Gaia, com a colaboração financeira e técnica da IP.

Na reunião da Liga dos Amigos da Ponte Maria Pia estiveram mais de 30 pessoas, incluindo o deputado Miguel Guimarães, antigo Bastonário da Ordem dos Médicos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. 20 paus para ir no vai e vem? ou seja, os velhos é que vão pagar mais, e já não falando que isto é mesmo só para estranjas, a que o POBRE tuga mal tem guito para a renda, vejam só se vai pagar 10 paus para andar a pé. isto é mais um ROUBO do que dos Portugueses, para dar a meia dúzia de gatunos e vigaristas ao abrigo do estado.

  2. Mais um ex-libris que vai terminar os Deus dias a boiar no Rio servindo de barragem, para que os detritos não c neguem ao Atlântico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.