Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos entre estes pássaros, a verdade é que nós também podemos ser os culpados.

De acordo com o IFLSCience, que cita um estudo publicado na Biological Conservation, muitos deles ficam com cabelos e fios enrolados nos dedos, que lhes cortam a circulação e resultam em necrose e na eventual perda do membro.

Para iniciar a investigação, a equipa de investigadores andou pelas ruas de Paris, em França, onde categorizou 46 locais com base em tipos de habitat como, por exemplo, densidade de pessoas, folhagem e prédios próximos.

Os cientistas encontraram 30 pombas com dedos mutilados, entre abril e maio de 2013, anotando o estado dos danos em cada um deles. Também registaram a cor dos pássaros devido à ligação entre a coloração e a resposta imune celular.

Na sua amostra, um em cada cinco pombos adultos foi mutilado. A equipa não encontrou correlação entre deformidades nas patas e doença e, quando uma pata estava ferida, a outra não tinha mais probabilidade de ser magoada do que o normal.

Em vez disso, a equipa descobriu que “a mutilação dos dedos em pombos urbanos ocorre em áreas onde a poluição é alta, identificada aqui como poluição atmosférica e sonora, e que a mutilação é mais numerosa quando os habitantes humanos são mais numerosos”.

Os cientistas sugerem que a poluição do ar não é a causa direta, mas sim uma aproximação para quantas pessoas estão numa determinada área. Também observaram um aumento nas lesões nos dedos com a maior densidade de fios e cabelos no chão, como é o caso de zonas com cabeleireiros.

“Isto também acontece com outras aves urbanas”, afirma Frédéric Jiguet, investigador do Museu Nacional de História Natural (MNHN) e autor do estudo, acrescentando que ainda recentemente libertou um corvo com fios de plástico nos dedos.

“Os seres humanos costumam acusar os pombos de serem animais sujos, com doenças, mas a verdade é que são mutiladas porque vivem na sua sujidade. Na verdade, são vítimas da poluição humana. Sofrem muito mais com a nossa poluição do que nós com a sua presença”, acusa.

Outras hipóteses propostas anteriormente para este problema incluem infeções nas patas por andarem em cima dos seus excrementos, infeções provocadas pela bactéria Staphylococcus, lesões por impedimentos químicos ou físicos (como fios em edifícios) e deformidades hereditárias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal, principalmente nas cidades de Porto e Lisboa, já é altura de se criar e colocar em prática um plano para acabar com a praga dos pombos que são um perigo para a saúde pública, sujam e poluem o espaço urbano, são portadores de vírus e parasitas extremamente nefastos para o Ser-Humano, e promovem deterioração de monumentos e edifícios.

    É também importante que seja proibido alimentar os pombos e outras aves, devendo as autoridades efectuar o controle dessa prática mal-intencionada e aplicar pesadas multas a quem não cumprir com a lei.

  2. Falácias…agora vale tudo para atribuir às “alterações climáticas”…outrora chamado de “aquecimento global”…

RESPONDER

Freira italiana assassinada por três adolescentes reconhecida como mártir da Igreja Católica

A freira italiana que em 2000 foi esfaqueada mortalmente e de forma violenta por três raparigas adolescentes, aparentemente fascinadas por cultos satânicos, foi hoje reconhecida como mártir da Igreja Católica. Horas antes da cerimónia de declaração …

Vestido de casamento da princesa Diana é exibido ao público pela primeira vez

Se fosse viva, a princesa Diana estaria prestes a completar 60 anos. Para celebrar a data, o seu vestido de noiva está a ser exibido no Palácio de Kensington pela primeira vez em décadas. O famoso …

Rede de reconhecimento facial de Nova Iorque inclui 15 mil câmaras

O Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD) construiu uma ampla rede de reconhecimento facial que pode incluir mais de 15.000 câmaras de vigilância em Manhattan, Brooklyn e Bronx, de acordo com uma investigação feira …

Alemanha 1-0 Portugal | Seleção Sub-21 perde pela terceira vez na final do Europeu

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 somou hoje o terceiro desaire em finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia. …

Um duplo assassinato na Suécia foi resolvido 16 anos depois (com a ajuda de dados de sites de genealogia)

O mistério de um duplo assassinato na Suécia foi resolvido, no ano passado, com a ajuda de dados de sites de genealogia, um método usado pela primeira vez para identificar e capturar o "Golden State …

"Pontes de terra", agora submersas, podem explicar a migração antiga nas Américas

Antigas massas de terra, que entretanto desapareceram, ligavam a América do Sul às ilhas Antilhas, da América Central. Fósseis antigos mostram animais originários da América do Sul nas ilhas Antilhas. Um novo estudo, publicado em maio …

Tóquio2020. Atletas olímpicos vão receber preservativos de graça (mas não podem usá-los)

Os atletas olímpicos vão receber preservativos nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas os organizadores aconselharam a não usá-los. A Vice avança que cada um dos 11 mil atletas vai receber cerca de 14 preservativos quando chegarem à …

Nasceu Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, anunciaram Harry e Meghan

O príncipe Harry e a mulher, Meghan Markle, anunciaram este domingo o nascimento da filha Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, a segunda criança do casal. O anúncio do nascimento do segundo filho do príncipe Harry e de Meghan …

Magawa, o rato gigante que deteta minas terrestres no Camboja, vai reformar-se

Magawa, um rato africano gigante, vai aposentar-se, depois de ter trabalhado durante cinco anos a detetar minas terrestres no Camboja — uma experiência que ajudou a salvar muitas vidas e até lhe rendeu um prémio. "Ele …

Dinamarca será primeiro país a usar aviões elétricos nas Forças Armadas

O Ministério da Defesa dinamarquês anunciou a aquisição de dois aviões Pipistrel Velis Electro. O país é pioneiro na incorporação de aviões elétrico nas Forças Armadas. Na quinta-feira, dia 3 de junho, o Ministério da Defesa …