Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China.

A China é um dos países que mais sofre com a poluição atmosférica em todo o mundo. Assombrada pela intensa atividade industrial nas grandes metrópoles do país, a população vive prejudicada pela poluição do ar, que pode acarretar problemas de saúde graves.

Agora, num novo estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Sustainability, uma equipa de cientistas associou elevados níveis de poluição atmosférica a abortos espontâneos.

“Temos evidências claras e conhecimento acumulado de que existe uma associação verdadeira [entre a poluição atmosférica e o aborto]”, disse Tim Nawrot, da Universidade de Hasselt, citado pela New Scientist.

Normalmente, este tipo de abortos espontâneos acontece nos três primeiros meses de gravidez. Nestes casos, o feto morre ou deixa de se desenvolver durante a gravidez, sem se perceber ao certo o que o causou. Investigadores sugerem então que em algumas situações, a poluição do ar pode desempenhar um papel importante neste cenário trágico.

“A China é uma sociedade em envelhecimento e o nosso estudo fornece uma motivação adicional para o país reduzir a poluição do ar, a fim de aumentar a taxa de natalidade”, denotam os autores do estudo.

De acordo com os resultados obtidos durante a investigação, a exposição a elevados níveis de dióxido de enxofre, ozono e monóxido de carbono foi associada a um risco maior de aborto espontâneo na gravidez — explica o Phys.

Um estudo norte-americano também já tinha conseguido resultados que sugeriam esta ligação. Apesar dos resultados promissores de ambas as investigações, alguns cientistas realçam que para confirmar a associação será necessário fazer testes em embriões humanos, de forma a perceber o verdadeiro impacto que altos níveis de poluição atmosférica podem ter num feto humano.

A equipa de cientistas descobriu ainda que, desde que o Governo chinês impôs regras para reduzir a poluição atmosférica em 2013, o risco de aborto espontâneo decresceu paralelamente.

//

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …