Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China.

A China é um dos países que mais sofre com a poluição atmosférica em todo o mundo. Assombrada pela intensa atividade industrial nas grandes metrópoles do país, a população vive prejudicada pela poluição do ar, que pode acarretar problemas de saúde graves.

Agora, num novo estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Sustainability, uma equipa de cientistas associou elevados níveis de poluição atmosférica a abortos espontâneos.

“Temos evidências claras e conhecimento acumulado de que existe uma associação verdadeira [entre a poluição atmosférica e o aborto]”, disse Tim Nawrot, da Universidade de Hasselt, citado pela New Scientist.

Normalmente, este tipo de abortos espontâneos acontece nos três primeiros meses de gravidez. Nestes casos, o feto morre ou deixa de se desenvolver durante a gravidez, sem se perceber ao certo o que o causou. Investigadores sugerem então que em algumas situações, a poluição do ar pode desempenhar um papel importante neste cenário trágico.

“A China é uma sociedade em envelhecimento e o nosso estudo fornece uma motivação adicional para o país reduzir a poluição do ar, a fim de aumentar a taxa de natalidade”, denotam os autores do estudo.

De acordo com os resultados obtidos durante a investigação, a exposição a elevados níveis de dióxido de enxofre, ozono e monóxido de carbono foi associada a um risco maior de aborto espontâneo na gravidez — explica o Phys.

Um estudo norte-americano também já tinha conseguido resultados que sugeriam esta ligação. Apesar dos resultados promissores de ambas as investigações, alguns cientistas realçam que para confirmar a associação será necessário fazer testes em embriões humanos, de forma a perceber o verdadeiro impacto que altos níveis de poluição atmosférica podem ter num feto humano.

A equipa de cientistas descobriu ainda que, desde que o Governo chinês impôs regras para reduzir a poluição atmosférica em 2013, o risco de aborto espontâneo decresceu paralelamente.

//

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …