Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China.

A China é um dos países que mais sofre com a poluição atmosférica em todo o mundo. Assombrada pela intensa atividade industrial nas grandes metrópoles do país, a população vive prejudicada pela poluição do ar, que pode acarretar problemas de saúde graves.

Agora, num novo estudo publicado esta segunda-feira na revista Nature Sustainability, uma equipa de cientistas associou elevados níveis de poluição atmosférica a abortos espontâneos.

“Temos evidências claras e conhecimento acumulado de que existe uma associação verdadeira [entre a poluição atmosférica e o aborto]”, disse Tim Nawrot, da Universidade de Hasselt, citado pela New Scientist.

Normalmente, este tipo de abortos espontâneos acontece nos três primeiros meses de gravidez. Nestes casos, o feto morre ou deixa de se desenvolver durante a gravidez, sem se perceber ao certo o que o causou. Investigadores sugerem então que em algumas situações, a poluição do ar pode desempenhar um papel importante neste cenário trágico.

“A China é uma sociedade em envelhecimento e o nosso estudo fornece uma motivação adicional para o país reduzir a poluição do ar, a fim de aumentar a taxa de natalidade”, denotam os autores do estudo.

De acordo com os resultados obtidos durante a investigação, a exposição a elevados níveis de dióxido de enxofre, ozono e monóxido de carbono foi associada a um risco maior de aborto espontâneo na gravidez — explica o Phys.

Um estudo norte-americano também já tinha conseguido resultados que sugeriam esta ligação. Apesar dos resultados promissores de ambas as investigações, alguns cientistas realçam que para confirmar a associação será necessário fazer testes em embriões humanos, de forma a perceber o verdadeiro impacto que altos níveis de poluição atmosférica podem ter num feto humano.

A equipa de cientistas descobriu ainda que, desde que o Governo chinês impôs regras para reduzir a poluição atmosférica em 2013, o risco de aborto espontâneo decresceu paralelamente.

//

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …

Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação …

Não é só Espanha. Portugal também não cumpre com caudais do rio Tejo

Portugal também "não assegurou os caudais" do rio Tejo previstos na Convenção de Albufeira, no ano hidrológico que terminou em Outubro, alerta o Movimento pelo Tejo (proTEJO) numa altura em que se aponta o dedo …

Lisboa considerada uma das cidades mais bonitas do mundo

Lisboa foi votada por especialistas como uma das cidades mais bonitas do mundo. A capital portuguesa surge no 12º lugar da lista que contabiliza outras 49 cidades. Mais de mil especialistas em Turismo foram questionados num …