Polónia fala em decisão inaceitável da FIFA e recusa “jogo de aparências” com Rússia

2

A FIFA não vai retirar a Rússia das competições internacionais. A Polónia considera a decisão “totalmente inaceitável” e insiste que não defronta os russos.

Este sábado, o presidente da federação polaca de futebol, Cezary Kulesza, anunciou que a Polónia não iria disputar o jogo do play-off de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022 com a Rússia.

“À luz da escalada de agressão da federação russa sobre a Ucrânia, a selecção da Polónia não vai disputar o encontro com a Rússia”, escreveu Kulesza no Twitter. “Esta é a única decisão certa. Estamos em conversações com a Suécia e a República Checa para que apresentem à FIFA uma decisão semelhante”.

Numa resposta ao tweet, o avançado polaco Robert Lewandowski apoiou a posição do presidente da federação polaca.

“É a decisão correta! Não consigo imaginar participar num jogo com a Rússia numa situação em que a agressão armada na Ucrânia continua. Os futebolistas e adeptos russos não são responsáveis por isto, mas não podemos fazer de conta que nada aconteceu”, escreveu o jogador do Bayern Munique.

A FIFA cancelou este domingo a realização de jogos na Rússia, admitindo que as seleções de futebol do país joguem em campo neutro, sem espetadores e sem hino, e sob a designação da sua federação nacional e não do país.

Em comunicado, o organismo que tutela o futebol mundial garante que as medidas anunciadas foram tomadas por unanimidade pelas seis confederações que o compõem e são a primeira resposta à ofensiva militar russa ao território da Ucrânia.

A seleção russa tinha jogo marcado com a Polónia, a 24 de março, em Moscovo, a contar para o apuramento para o Campeonato do Mundo.

Polónia recusa “jogo de aparências”

Em reação à decisão da FIFA, a Polónia reiterou a rejeição de defrontar a Rússia no play-off de qualificação para o Mundial e disse que não vai participar no “jogo de aparências” proposto pela FIFA.

“Não estamos interessados em participar neste jogo de aparências. A seleção da Polónia não vai jogar frente à Rússia, pouco importa o nome da equipa”, disse Cezary Kulesza através do Twitter, considerando a decisão “totalmente inaceitável”

As seleções da República Checa e da Suécia também reiteraram a rejeição já antes anunciada de jogarem com a Rússia.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.