/

Políticos brasileiros estão em Portugal para “tirar notas” sobre o turismo

1

Palácio do Planalto / Flickr

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro

O grupo de empresários e políticos brasileiros vem estudar a estratégia portuguesa para atrair tantos turistas estrangeiros e reforçar os laços comerciais entre os dois países.

Uma delegação de políticos e empresários brasileiros, incluindo Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, está em Portugal para aprender estratégias para atrair mais turistas estrangeiros,

“O Brasil recebe seis milhões de turistas por ano. Já Portugal recebe cerca de 20 milhões. Por isso, estamos aqui para aprender, dialogar e entender o que nos falta para transformar este destino, que é tão reconhecido, num destino mais visitado”, explica Cláudio Castro ao Jornal de Negócios.

A meta do Brasil é aumentar o número anual de turistas de seis para 10 milhões nos próximos quatro anos, com o Rio de Janeiro a ambicionar ser responsável por atrair 1,2 milhões. A delegação brasileira veio a Portugal no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma feira que arraca esta quarta-feira e pode ser visitada pelo público geral entre 1 e 3 de março.

“Estes intercâmbios são fundamentais para que a gente entenda onde melhorar, onde avançar e até onde consertar para transformar a nossa potencialidade na efetividade que precisamos”, acrescenta o governador carioca.

Esta visita não só visa aprender com o sucesso turístico de Portugal, que em 2023 contabilizou mais de 18 milhões de hóspedes não residentes, mas também explorar oportunidades de negócios para empresários brasileiros em terras lusas.

A delegação, liderada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e composta por representantes de diversos setores, busca estreitar laços com as empresas portuguesas, especialmente nas áreas de turismo, comércio, ensino e empreendedorismo.

A visita é também uma resposta ao crescente interesse de brasileiros em investir e empreender em Portugal, aproveitando a facilidade da língua, os laços culturais entre os dois países e o grande fluxo migratório dos últimos anos — há já mais de 240 mil brasileiros a viver em território português, o que torna os brasileiros de longe a maior comunidade imigrante em Portugal.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.