Político demite assessora que provocou engarrafamento para prejudicar adversário

YT/WSJ

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie, apresentou esta quinta-feira desculpas públicas e despediu uma colaboradora, procurando separar-se de um escândalo político comprometedor das suas ambições para as eleições presidenciais de 2016.

“Venho hoje aqui para apresentar as minhas desculpas (…). Estou embaraçado e humilhado pelo comportamento de alguns membros da minha equipa”, declarou Christie, durante uma conferência de imprensa, que se prolongou por duas horas, durante a qual anunciou ter despedido com efeitos imediatos a sua chefe de gabinete adjunta, Bridget Anne Kelly.

Polémicas mensagens por correio eletrónico e telemóvel, reveladas na quarta-feira, mostraram que Kelly tomara a iniciativa de encerrar várias vias de acesso à ponte George Washington, uma enorme artéria que liga Nova Jérsia a Nova Iorque, para se vingar de um presidente de câmara democrata, que se tinha recusado a apoiar a recandidatura de Christie.

O procurador federal de Nova Jérsia informou hoje que vai ser aberto um inquérito sobre o encerramento, que na altura foi apresentado como “um estudo de tráfego”.

Em resultado deste encerramento, o número de vias de acesso foi reduzido de quatro para uma e os engarrafamentos causados classificados como ‘monstros’, tendo-se prolongado por vários dias.

“Eu não sabia. Eu não estou implicado de forma nenhuma””, insistiu o republicano Christie, afirmando que tinha sido enganado, traído, que Kelly lhe tinha mentido e que nunca tinha sido informado da situação pela sua equipa.

Christie classificou o comportamento dos envolvidos como uma “estupidez abjecta” e “sem coração”, confessou-se “triste” e “consternado”, afirmando que estava de “coração partido”. Insistiu mesmo que o ocorrido não representa a “cultura” da sua organização.

“Apresento as minhas desculpas por ter falhado enquanto governador em compreender mais cedo a verdadeira natureza deste problema”, afirmou Christie, lembrando que há quatro semanas interrogou toda a sua equipa que decidiu o encerramento das vias.

Antes deste encerramento, o autarca de Fort Lee, Mark Solovich, tinha recusado o seu apoio a Christie.

As mensagens explosivas, reveladas na quarta-feira, mostraram que foi Kelly quem teve a iniciativa.

É o momento de criar problemas de circulação em Fort Lee“, escreveu Kelly, em 13 de agosto, em mensagem destinada a David Wildstein, nomeado por Christie para a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia, que controla as pontes.

“Percebido”, respondeu este.

Em 19 de setembro, o presidente da câmara de Fort Lee, que não tinha sido avisado do encerramento de vias, pediu a intervenção de um alto responsável da Autoridade Portuária Bill Baroni, explicando que as crianças não conseguiam ir à escola, por causa dos engarrafamentos.

“Faço mal em sorrir?”, pergunta alguém não identificado a outra pessoa, também não identificada, numa das mensagens publicadas.

“Não”, responde o seu interlocutor.

“Sinto-me mal por causa das crianças”, respondeu a primeira pessoa.

“São as crianças dos eleitores de Buono”, respondeu-lhe o outro, em referência à democrata Barbara Buono, batida largamente em novembro por Christie.

Quando as presidenciais de 2016 já causam um grande debate nos EUA, os democratas apoderaram-se imediatamente do designado ‘Bridgegate‘.

“Ele [Christie] é o responsável por esta situação”, declarou o democrata Bill Pascrell, membro da Câmara dos Representantes eleito por Nova Jérsia.

“Como é que ele pode ter criado uma tal cultura nos seus gabinetes, que permite aos seus responsáveis pensar que este comportamento e que esta vingança eram aceitáveis?”, questionou a presidente do Comité Nacional Democrata e eleita também para a Câmara, pelo Estado da florida.

Wildstein, que se demitiu em dezembro, compareceu hoje perante uma comissão do parlamento de Nova Jérsia. Invocou o seu direito de permanecer em silêncio, recusando responder às perguntas sobre as suas trocas de mensagens com Kelly.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …