Político demite assessora que provocou engarrafamento para prejudicar adversário

YT/WSJ

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie, apresentou esta quinta-feira desculpas públicas e despediu uma colaboradora, procurando separar-se de um escândalo político comprometedor das suas ambições para as eleições presidenciais de 2016.

“Venho hoje aqui para apresentar as minhas desculpas (…). Estou embaraçado e humilhado pelo comportamento de alguns membros da minha equipa”, declarou Christie, durante uma conferência de imprensa, que se prolongou por duas horas, durante a qual anunciou ter despedido com efeitos imediatos a sua chefe de gabinete adjunta, Bridget Anne Kelly.

Polémicas mensagens por correio eletrónico e telemóvel, reveladas na quarta-feira, mostraram que Kelly tomara a iniciativa de encerrar várias vias de acesso à ponte George Washington, uma enorme artéria que liga Nova Jérsia a Nova Iorque, para se vingar de um presidente de câmara democrata, que se tinha recusado a apoiar a recandidatura de Christie.

O procurador federal de Nova Jérsia informou hoje que vai ser aberto um inquérito sobre o encerramento, que na altura foi apresentado como “um estudo de tráfego”.

Em resultado deste encerramento, o número de vias de acesso foi reduzido de quatro para uma e os engarrafamentos causados classificados como ‘monstros’, tendo-se prolongado por vários dias.

“Eu não sabia. Eu não estou implicado de forma nenhuma””, insistiu o republicano Christie, afirmando que tinha sido enganado, traído, que Kelly lhe tinha mentido e que nunca tinha sido informado da situação pela sua equipa.

Christie classificou o comportamento dos envolvidos como uma “estupidez abjecta” e “sem coração”, confessou-se “triste” e “consternado”, afirmando que estava de “coração partido”. Insistiu mesmo que o ocorrido não representa a “cultura” da sua organização.

“Apresento as minhas desculpas por ter falhado enquanto governador em compreender mais cedo a verdadeira natureza deste problema”, afirmou Christie, lembrando que há quatro semanas interrogou toda a sua equipa que decidiu o encerramento das vias.

Antes deste encerramento, o autarca de Fort Lee, Mark Solovich, tinha recusado o seu apoio a Christie.

As mensagens explosivas, reveladas na quarta-feira, mostraram que foi Kelly quem teve a iniciativa.

É o momento de criar problemas de circulação em Fort Lee“, escreveu Kelly, em 13 de agosto, em mensagem destinada a David Wildstein, nomeado por Christie para a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia, que controla as pontes.

“Percebido”, respondeu este.

Em 19 de setembro, o presidente da câmara de Fort Lee, que não tinha sido avisado do encerramento de vias, pediu a intervenção de um alto responsável da Autoridade Portuária Bill Baroni, explicando que as crianças não conseguiam ir à escola, por causa dos engarrafamentos.

“Faço mal em sorrir?”, pergunta alguém não identificado a outra pessoa, também não identificada, numa das mensagens publicadas.

“Não”, responde o seu interlocutor.

“Sinto-me mal por causa das crianças”, respondeu a primeira pessoa.

“São as crianças dos eleitores de Buono”, respondeu-lhe o outro, em referência à democrata Barbara Buono, batida largamente em novembro por Christie.

Quando as presidenciais de 2016 já causam um grande debate nos EUA, os democratas apoderaram-se imediatamente do designado ‘Bridgegate‘.

“Ele [Christie] é o responsável por esta situação”, declarou o democrata Bill Pascrell, membro da Câmara dos Representantes eleito por Nova Jérsia.

“Como é que ele pode ter criado uma tal cultura nos seus gabinetes, que permite aos seus responsáveis pensar que este comportamento e que esta vingança eram aceitáveis?”, questionou a presidente do Comité Nacional Democrata e eleita também para a Câmara, pelo Estado da florida.

Wildstein, que se demitiu em dezembro, compareceu hoje perante uma comissão do parlamento de Nova Jérsia. Invocou o seu direito de permanecer em silêncio, recusando responder às perguntas sobre as suas trocas de mensagens com Kelly.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …