Político demite assessora que provocou engarrafamento para prejudicar adversário

YT/WSJ

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie

O governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie, apresentou esta quinta-feira desculpas públicas e despediu uma colaboradora, procurando separar-se de um escândalo político comprometedor das suas ambições para as eleições presidenciais de 2016.

“Venho hoje aqui para apresentar as minhas desculpas (…). Estou embaraçado e humilhado pelo comportamento de alguns membros da minha equipa”, declarou Christie, durante uma conferência de imprensa, que se prolongou por duas horas, durante a qual anunciou ter despedido com efeitos imediatos a sua chefe de gabinete adjunta, Bridget Anne Kelly.

Polémicas mensagens por correio eletrónico e telemóvel, reveladas na quarta-feira, mostraram que Kelly tomara a iniciativa de encerrar várias vias de acesso à ponte George Washington, uma enorme artéria que liga Nova Jérsia a Nova Iorque, para se vingar de um presidente de câmara democrata, que se tinha recusado a apoiar a recandidatura de Christie.

O procurador federal de Nova Jérsia informou hoje que vai ser aberto um inquérito sobre o encerramento, que na altura foi apresentado como “um estudo de tráfego”.

Em resultado deste encerramento, o número de vias de acesso foi reduzido de quatro para uma e os engarrafamentos causados classificados como ‘monstros’, tendo-se prolongado por vários dias.

“Eu não sabia. Eu não estou implicado de forma nenhuma””, insistiu o republicano Christie, afirmando que tinha sido enganado, traído, que Kelly lhe tinha mentido e que nunca tinha sido informado da situação pela sua equipa.

Christie classificou o comportamento dos envolvidos como uma “estupidez abjecta” e “sem coração”, confessou-se “triste” e “consternado”, afirmando que estava de “coração partido”. Insistiu mesmo que o ocorrido não representa a “cultura” da sua organização.

“Apresento as minhas desculpas por ter falhado enquanto governador em compreender mais cedo a verdadeira natureza deste problema”, afirmou Christie, lembrando que há quatro semanas interrogou toda a sua equipa que decidiu o encerramento das vias.

Antes deste encerramento, o autarca de Fort Lee, Mark Solovich, tinha recusado o seu apoio a Christie.

As mensagens explosivas, reveladas na quarta-feira, mostraram que foi Kelly quem teve a iniciativa.

É o momento de criar problemas de circulação em Fort Lee“, escreveu Kelly, em 13 de agosto, em mensagem destinada a David Wildstein, nomeado por Christie para a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia, que controla as pontes.

“Percebido”, respondeu este.

Em 19 de setembro, o presidente da câmara de Fort Lee, que não tinha sido avisado do encerramento de vias, pediu a intervenção de um alto responsável da Autoridade Portuária Bill Baroni, explicando que as crianças não conseguiam ir à escola, por causa dos engarrafamentos.

“Faço mal em sorrir?”, pergunta alguém não identificado a outra pessoa, também não identificada, numa das mensagens publicadas.

“Não”, responde o seu interlocutor.

“Sinto-me mal por causa das crianças”, respondeu a primeira pessoa.

“São as crianças dos eleitores de Buono”, respondeu-lhe o outro, em referência à democrata Barbara Buono, batida largamente em novembro por Christie.

Quando as presidenciais de 2016 já causam um grande debate nos EUA, os democratas apoderaram-se imediatamente do designado ‘Bridgegate‘.

“Ele [Christie] é o responsável por esta situação”, declarou o democrata Bill Pascrell, membro da Câmara dos Representantes eleito por Nova Jérsia.

“Como é que ele pode ter criado uma tal cultura nos seus gabinetes, que permite aos seus responsáveis pensar que este comportamento e que esta vingança eram aceitáveis?”, questionou a presidente do Comité Nacional Democrata e eleita também para a Câmara, pelo Estado da florida.

Wildstein, que se demitiu em dezembro, compareceu hoje perante uma comissão do parlamento de Nova Jérsia. Invocou o seu direito de permanecer em silêncio, recusando responder às perguntas sobre as suas trocas de mensagens com Kelly.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …