Polícia que agrediu adepto tem fama de “Rambo” e arrisca expulsão

Thomas Hawk / Flickr

O polícia que foi filmado a agredir um adepto do Benfica, com os seus filhos menores ao lado, continua no centro  da polémica e, perante as ameaças que terá recebido, estará “escondido” na casa do pai. Enquanto isso enfrenta três processos e arrisca a expulsão da PSP.

O subcomissário Filipe Silva, que agrediu um adepto do Benfica e o seu pai, idoso, ao lado dos filhos menores do primeiro, à entrada do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, é alvo de três processos, um do foro disciplinar aberto pela PSP, outro no seio da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) e um terceiro inquérito-crime aberto pelo Ministério Público.

No auto de detenção do adepto, o subcomissário alegou que o adepto que agrediu o injuriou e lhe cuspiu na cara, uma versão que o agredido nega e que testemunhas do incidente também “desmentem”, segundo o Correio da Manhã — e que as imagens televisivas não permitem confirmar.

Caso venha a ser confirmado o abuso de autoridade ou o excesso de força, o agente, que é comandante da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Guimarães, pode ser suspenso, expulso ou forçado a aposentar-se.

Aos olhos de muitos portugueses, o agente foi já condenado e terá até sido “ameaçado nas redes sociais“, noticia o Jornal de Notícias, frisando que o agente se viu obrigado a sair de casa “para se resguardar na residência do pai”.

Entretanto, o Diário de Notícias apurou que Filipe Silva “é visto como um “durão” ao estilo Rambo por alguns dos homens que comanda, mas também como um líder capaz e respeitado”.

Este jornal frisa que, apesar de ter comandado a esquadra de Rio de Mouro, em Sintra, antes de rumar a Guimarães, “nunca teve qualquer episódio de abuso de autoridade”, mesmo tratando-se de uma “zona difícil”.

Entretanto, o Benfica noticiou que os filhos do adepto agredido vão receber a taça de campeão que o Benfica ganhou neste domingo, conquistado o seu 34.º título nacional e o bicampeonato.

SV, ZAP

PARTILHAR

39 COMENTÁRIOS

  1. Eu prezo muito as forças de segurança, mas ela é constituída por homens, e nem sempre dos melhores, pois lá se acoita alguma gente mau carácter que se serve do uniforme, para se proteger e agir com alguma impunidade, felizmente temos meios de comunicação que cada vez mais vão desmascarando este tipo de pessoas que urge erradicar das ditas forças.
    Assim como o Vaticano não está livre de pecadores, também as policias não estão livres de cobardes criminosos.

  2. Realmente o melhor é mesmo explulsar o ” homem” que se foi esconder na casa do pai depois de agredir 2 pais, pois já provou que nem para segurança serve quanto mais para Sub-Comissario como é possivel terem levado este incompetente a Sub-Comissario.

  3. Sinceramente não acredito que este comissário se tenha refugiado como dizem na casa do Pai para fugir às eventuais responsabilidades. E já se perguntaram se o senhor que levou aquelas bastonadas está inocente ? Ele diz que sim mas eu não acredito naquela candura. Já agora um “bravo” aquele agente que resguardou o filho mais novo mas continuo a pensar que o acto mais criminosos foi o de levar os filhos para locais que deveria saber serem problematicos e já agora, é o que eu penso, não ter dado aso aquela situação. Ainda não vi ou houvi alguem lamentar o facto de em Lisboa terem sido feridos diversos agentes. Porque será ? E os lançamentos de garrafas, pedras e outras substancias perigosas ? Seriam os adeptos do SCP ou do FCP ?
    Muita gente lança impropérios sobre as forças de segurança, mas quando estão aflitos só sabem dizer que as Policias nunca aparecem quando é preciso. E já gora, mesmo que o SLB pague os prejuizos causados no Estádio de Guimarães, onde estão os criticos daquele enxame de delinquentes que fazem parte das claques, seja eles de que clube forem , mas neste caso do Benfica ?

    • O Sr. “CRAMAL” acha que pode existir alguma justificação que fundamente aquela actuação, na melhor das circunstâncias para o polícia, precipitada, brutal e injustificada, com bastão metálico e tudo. Eu deploraria este tipo de intervenção qualquer que fosse o adepto agredido e mesmo o que este injuriasse o polícia. Um polícia tem de manter a cabeça fria. A actuação daquele oficial é a de um arruaceiro, já viu a desproporcionalidade de meios e de força física entre os agredidos e os agressores.
      Gostava de apanhar daquela maneira?
      Falo só desse indivíduo. As minhas relações com a PSP como cidadão tem sido das melhores. Já me ajudaram a recuperar um computador que eu pensava ser já impossível de recuperar. Mesmo no Marquês do Pombal protegeram várias pessoas da violência de alguns arruaceiros.
      Este violência não sendo de maneira alguma aceitável pode ser causada pelo facto de muitas pessoas (cidadãos e também polícias) estarem numa situação muito difícil e ao mínimo rastilho é desencadeada uma agressividade descontrolada.
      Mas o senhor não está numa situação difícil pois não? por isso não percebe nada e entra numa conversa de adeptos dos clubes A e B que não interessa a ninguém a não ser aos alienados do futebol..

    • AInda bem que o Sr. nunca sentiu aos abusos de autoridade, porque se existem polícias comedidos e tolerantes, também há e muitos cujo poder lhes sobe à cabeça e pensam que podem fazer e dizer tudo.
      Houve uma troca de palavras e o polícia fartou-se e atacou à traição o dois senhores, sem que houvesse qualquer reação. Mesmo que tivessesm havido ofensas verbais, que eu duvido, nunca deveriam ter aquela sessão de pancadaria como resposta…e não sou adepto do mesmo clube.

  4. As imagens transmitidas na TV, depois do jogo que deu a vitória ao Benfica, são uma vergonha! Os adeptos do Benfica (podia ser outro clube qualquer) demonstram bem o nível educacional dos Portugueses. O que se viu, é fruto da educação que tem sido transmitida após o 25 de Abril. Só rufias trogloditas próprios do Terceiro Mundo! E não querem que a Polícia age? Claro que tem que agir e impor o respeito. Se não for a bem, que seja a mal! E se castigarem os polícias, é mais uma prova da fraqueza do governo.

    • Após o 25 de Abril?
      Porquê? No tempo da repressão a educação era melhor? Oh Sr. Silveira o Sr. não está bem cá. Devia mudar para um país mais musculado para haver aí mais educação.
      Que básico.

    • Portugueses?!
      Onde?!
      Pelas imagens que se viram de Lisboa, não estavam lá muitos portugueses (falo, obviamente, de entre os bandidos)…
      E, no que toca a fanáticos do futebol, educação nunca foi o seu forte; antes pelo contrário…

      Além disso, realmente, antes do 5 Abril era tudo muito melhor e havia mais educação e respeito…
      Deixa-me rir…

  5. Bom quanto a questão do Marques Pombal muito bem e pena as que caíram ao lado pois se provocaram porrada neles.
    Quanto a cena do policia a bater no pai e no avô muito mau da parte do policia,mesmo que este tivesse cuspido ou chamado algum nome feio não justifica nunca o que foi feito até porque na boa ele junto com outros agentes tinham facilmente detido a pessoa sem qualquer tipo de violência pois não existiam mais adeptos em redor e mais grave claro nunca mas nunca a frente das crianças,também sou a favor de não as levarem para este tipo de eventos ,deveria ser possível como antigamente mas graças a muitos arruaceiros pertencentes por vezes até as claques isso deixou de ser possível.
    Finalizando e a minha opinião quanto ao marques a policia agiu correctamente ,quanto ao caso dos pais e filhos agiu muito mas muito mal.

  6. Estas são as forças de segurança que nos deviam proteger e não agredir, infelizmente há muitos casos semelhantes a este!

  7. Comentários lúcidos dão outra ajuda. A PSP tem que ser respeitada. Quem quer ser respeitado tem que se dar ao respeito !!
    Muitas das vezes só se perdem as bastonadas que caiem no chão, agora a situação é clara: não falando no pai e dando de barato que podia ter sido ele a provocar, como se justifica o murro no idoso ? Talvez seja valentia rambo !!!!
    Quando se erra, a gravidade depende da responsabilidade, neste caso, que por acaso foi filmado, só existe uma solução: DEMISSÃO.

  8. O cowboy deu-se mal com os ares de Guimarães! Escondido é que está bem. Não se nota a agressividade nem a imbecilidade do homem!

  9. “Aos olhos de muitos portugueses, o agente foi já condenado …”

    Condenados foram os que foram alvo do”policia”, quando decidiu, julgou e puniu uma familia inteira diante do mundo.

  10. Cramal só um aparte. Cada pai é livre de fazer o que quiser, e leva-los para onde quiser, não cabe a policia dizer o que ele pode ou não fazer, cada pai é responsavél pelas atitudes e escolhas que faz, são ele(s) que os educam e alimentam.
    Quanto ao cidadão agredido não se vê nenhum tipo de agressão, ao agente para ter procedido da maneira que procedeu, este tipo de autoridade tem, treinamento suficiente, para imobilizar a vitima em caso haver excesso por parte do cidadão, e já mesmo depois do cidadão estar no chão ainda apanhou mais porrada.
    Este incidente não é nada mais que a visão de como a policia actua em variadas situações por este pais fora.
    O Rambo poderia ter usado a voz para ele por as maõs atras das costas (detido) e ser levando para a esquadra, mas 1º leva pancada, depois e arrastado e depois levado.
    Sem esqueçer que antes tinha agredido um senhor com idade para ser pai dele em frente dos filhos.

    Quanto aos incidentes em lisboa, é mais do mesmo violençia gera violencia, vendo que muitas das vezes sao eles a policia que para mandar o corredor unido segue bastonada para todos e tão a espera do que?

    Ninguem é santo muito falam muito dizem, e pena e nao serem filmados sempre, mudavas a tua opiniao.

    • Pois… já cá faltavam os “anjinhos” que defendem a escumalha!!
      É tudo “santinhos”, menos a polícia – que são uns bandidos!!!
      Cada um leva os filhos para onde quer, mas depois, quando as coisas deram para o torto, que não vá a correr pedir para sair por causa dos filhos (quando não o podia fazer!)!
      Além disso, numa situação daquelas (e depois de tudo que a escumalha já tinha feito no estádio e arredores), não tem nada que ir dar “conselhos” e levantar a mão o para o polícia (ainda por cima de Intervenção)!!
      Quanto ao “senhor de idade”, ele é que “agrediu” o Policia quando o amarrou!!
      Puxou-lhe o braço e isso teve consequências; paciência!!

      Não sei em que país vives, mas, com essas descrição, ou não é Portugal ou então deves ser mais um dos “anjinhos”!…
      Eu percorro o país todo regularmente e nunca tive problemas com a policia!
      Se tu os tens, é porque deves ser tão bom como as escumalha que fez aquelas cenas quer em Guimarães quer em Lisboa!
      Mas, leva-os lá para tua casa (para te partirem tudo!) e deixa o resto do país para as pessoas civilizadas!!
      Não deixa de ser engraçado que os bandidos são sempre os maiores criticos da polícia; porque será?!

  11. É vergonhoso termos este agente ainda por cima subcomissário, armado em “Rambo” a comandar a Esquadra de Investigação Criminal se ele próprio é um criminoso, lá diz o ditado “se te quiseres esconder da polícia, esconde-te atrás da porta da esquadra” pois é o único sítio que não lá vão procurar, dito e certo. Este agente deveria ser expulso, andamos nós a ensinar as nossas crianças que a policia é para nos guardar e aparece-nos isto pela frente, que pensaram aquelas crianças? será que iram continuar a confiar na policia?.
    Ele é forte com a farda vestida, porque não há RAMBO nenhum que se vai esconder atrás das calças do papai. Não precisamos de agentes como este a nos proteger. quanto ao que se passou no estádio não acredito que tenham sido Benfiquistas a fazer esta treta toda, porque isto tudo começou quando o hino benfiquista começou a ser ouvido e não há adepto nenhum que não goste de ouvir o seu hino. No meio daquela multidão toda há de tudo, carteiristas, arruaceiros, enfim de tudo que há de mais baixo e que estão sempre á espera de qualquer coisa para se infiltrarem para poderem andar à porrada, mas com era a festa dos benfiquistas eles é que pagam pela estupidez de certas pessoas.

  12. Pelo que os meus olhos já viram ao longo da vida (trabalho) uma grande fatia das pessoas que vão aos estádios de futebol são frustradas que estão à espera da oportunidade de dar largas aos mais baixos instintos de malvadez para com os adversários do seu ego tanto faz ser do clube anfitrião, como policias, árbitros, ou A.R.D. Frustrações essas quer sejam do meio social, laboral ou em casa.
    Não quero no entanto com isto e pelas imagens que estão disponíveis, ilibar o policial de tal atitude que acho desprezível, que fique bem claro.

  13. Pelo k se viu na tv, nao parece haver qualquer motivo k tenha levado o agente a praticar uma dupla agressao. Sendo como parece ser, preparado para situações de conflito, onde está o conflito? Restam assim poucas duvidas. Trata-se claramente de uma dupla agressao, e gratuita. Muito mau para todos nós.

  14. E andamos a pagar impostos para incultos e selvagens como este e ainda querem que respeitemos a psp ou gnr que quando precisamos nunca estão ou se estão não para nos defender mas sim para nos agredir???!A expulsão já vem tarde mas não é suficiente!

    • Pois… e, ainda bem que os milhões que temos gasto com a “máfia” do futebol, tem criado gente muito culta e civilizada (como ainda se viu no Domingo passado em Guimarães)!!
      Naquele caso (e naquele local), a polícia não estavam lá para “os” proteger, mas sim para proteger as restantes pessoas (normais e civilizadas) deles…

  15. A reação do agente foi desproporcional mesmo que o adepto tenha insultado e cuspido. Apesar de não perceber nada de mecanismo de ação dos agentes, creio que existe outras formas de atuação para reagir a esta situação sem recorrer à violência e claramente este agente não manteve a calma e discernimento que seriam desejáveis. Contudo, esta catalogação de “rambo” não sei o que comporta. Se nunca foi protagonista noutra situação de abuso de poder e tem um “registo limpo” deverá ser-lhe dada uma segunda oportunidade. A polícia está sempre “debaixo de fogo” ou por excesso de zelo ou por falta de eficácia. Sem dúvida que deverá ser uma das profissões com níveis de stress mais elevados devido ao tipo de situações que tem de gerir. Como não é constituída por “robots” em determinados momentos “falham” como todos nós.

  16. Aparte da porcaria que são as claques, sim porque o Futebol, e bonito, mas a merda que la se inflitra estraga tudo, adeptos?
    Não, autenticos vandalos, mas neste Pais ja nada surpreende, “limparam” literalmente o estadio do Guimaraes, ate parecia que andavam as compras…
    Sairam do estadio, como se tivessem a sair de um Hipermercado…
    Não há mesmo Futuro aqui.
    Não marginalizem a Policia, porque quando estao aflitos, é quem chamam, lembrem-se da atitude do agente a tentar ajudar a criança para que mesma não visse aquele triste ato.
    Acerca do Policia?
    Expulsão imediata, pois não passa de um valentão frustrado, que tal como muitos já aqui o disseram, esconde-se atrás de uma farda, não se pode permitir que um elemento destes denigra o bom nome da PSP que é uma instituição credivel, e tém homens honestos e sensiveis, que tém problemas como todos nós, economicos, familiares, e estão sujeitos a uma pressão imensa no meio daqueles selvagens.
    Agredir uma Pai, um idoso a frente dos filhos/netos, daquela forma, até recorreu ao bastão de aço, não tém a minima desculpa.
    Mas não me cabe decidir, não estava la, apenas comento o que se viu nas imagens, mesmo sendo cospido e rasgado, nada justifica uma atitude daquelas, aquilo mostra raiva, fúria e uma grande frustração, não sei é como um elemento destes passou nos testes de admissão e chegou a oficial, mas enfim.

  17. Eu acho que este polícia devia de ter tido mais calma, não devia ter reagido assim de cabeça quente em frente aos filhos do senhor que foi agredido nem do homem idoso devia de o ter algemado e esquadra com ele e resolviam a situação lá.
    Eu respeito as Autoridades e acho que muitas vezes os portugueses não os respeitam mas com atitudes como estas como pudemos respeitar ou ser respeitados, isto não devia ter acontecido era suposto ter sido uma celebração de algo bom e acabou nesta situação.
    Verdade seja dita só eles sabem realmente o que aconteceu não acredito que o polícia esteja escondido como dizem mas também a pessoa agredida devia de ser castigada pelos seus actos.
    As culpas não deviam de ser só para cima do PSP porque nesta situação è a criança que assistiu a toda esta situação e vai ficar com trauma para toda a vida.

    • papai?! FUGUI?!
      Não é papai, mas sim PAI!!
      E, não FUGIU, porque senão não sabiam onde ele está e, além disso, ele continuar a ir para o seu serviço!

  18. Só se fala aqui do “malhador”, porém, o cobarde que atacou, por trás, À TRAIçÂO, fazendo uma gravata ao homem, QUE NÃO CONSTITUIA AMEAÇA, tb deve ser da mesma ESCOLA onde se praticam tais actos, limpos e adequados ao far west.
    Deve ser um qqr lambe botas que quis agradar ao “BOSS”
    MUITISSIMO DIGNA a atitude do agente que pretendeu proteger a criança. Se o graduado devia ser sujeito a uma punição exemplar, este último deveria ser condecorado, como exemplo do que é o verdadeiro sentido de serviço de um agente da P de Segurança P. Naquela situação NINGUEM daquela gente estava a ameaçar a Segurança Pública.

    • Cobarde és tu!!
      Fez a “gravata” e fez muito bem!!
      Assim, imobilizou-o e acabou a “festa”!
      Caso não saibas, no far west não haviam “gravatas”…

      Mas enfim, quem não tem cultura para mais, ou é 8 ou 80…
      Para um, é pena de “morte”, e para outro é uma medalha!!
      Eu não concordo nem com a “punição” exemplar, nem com a medalha/louvor!!

  19. Só uma perguntinha ao interveniente neste forúm de opinião com o nickname de “eu”: – escreveu e emitiu as suas opiniões, antes ou depois de despir a “farda da PSP” ?

  20. O comentador ” EU ” é polícia? Ena! Ena! Também será cowboy como o outro? Grande vida, sim senhor!! Grande profissão !! Sempre é melhor que ser mineiro!!

  21. Osr dito EU tudo quanto grunhiu em favor de um touro de lide e pura aberracao porque não cala o focinho quando fala em nome de um paquiderme que tem por dever e obrigação de proteger e não de agredir encha a boca de merda que não perde tudo.

RESPONDER

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …