Polícia macedónia volta a disparar gás lacrimogéneo contra refugiados

Fotomovimiento / Flickr

Polícia macedónia disparou gás lacrimogéneo contra refugiados em Idomeni, a 10 abril 2016

A polícia da Macedónia lançou esta quarta-feira gás lacrimogéneo e granadas de atordoamento contra uma centena de migrantes que se manifestavam ao longo da fronteira com a Grécia, três dias depois de incidentes semelhantes terem feito dezenas de feridos.

Segundo um jornalista da agência France Presse no local, a polícia lançou o gás quando cerca de 100 migrantes abanavam a vedação de arame farpado, do lado de Idomeni, em protesto contra o encerramento da fronteira pela Macedónia.

A algumas centenas de metros, do lado macedónio da fronteira, decorria uma visita oficial do Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, e dos homólogos croata, Kolinda Grabar Kitarovic, e esloveno, Borut Pahor, ao centro de acolhimento de migrantes de Gevgelija.

Quando começaram os incidentes, cerca das 9h30, quatro dezenas de polícias gregos colocaram-se entre a vedação e os migrantes e os disparos de gás lacrimogéneo cessaram rapidamente, segundo o jornalista. Os migrantes continuaram o seu protesto.

No domingo, pelo menos 260 migrantes ficaram feridos quando a polícia macedónia lançou gás lacrimogéneo contra centenas de migrantes que tentaram forçar a vedação.

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras disse ter assistido migrantes com ferimentos provocados por balas de borracha, mas o governo da Macedónia negou a utilização desse tipo de projéteis.

Os incidentes de domingo foram condenados por Atenas, mas o governo de Skopje responsabilizou as autoridades gregas, acusando-as de passividade perante a tentativa dos migrantes de derrubar a vedação.

Apesar das múltiplas saídas para centros de acolhimento realizadas desde domingo, cerca de 10.600 pessoas permaneciam hoje no campo improvisado de Idomeni, do lado grego da fronteira.

Agência Brasil

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …