Polícia macedónia volta a disparar gás lacrimogéneo contra refugiados

Fotomovimiento / Flickr

Polícia macedónia disparou gás lacrimogéneo contra refugiados em Idomeni, a 10 abril 2016

A polícia da Macedónia lançou esta quarta-feira gás lacrimogéneo e granadas de atordoamento contra uma centena de migrantes que se manifestavam ao longo da fronteira com a Grécia, três dias depois de incidentes semelhantes terem feito dezenas de feridos.

Segundo um jornalista da agência France Presse no local, a polícia lançou o gás quando cerca de 100 migrantes abanavam a vedação de arame farpado, do lado de Idomeni, em protesto contra o encerramento da fronteira pela Macedónia.

A algumas centenas de metros, do lado macedónio da fronteira, decorria uma visita oficial do Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, e dos homólogos croata, Kolinda Grabar Kitarovic, e esloveno, Borut Pahor, ao centro de acolhimento de migrantes de Gevgelija.

Quando começaram os incidentes, cerca das 9h30, quatro dezenas de polícias gregos colocaram-se entre a vedação e os migrantes e os disparos de gás lacrimogéneo cessaram rapidamente, segundo o jornalista. Os migrantes continuaram o seu protesto.

No domingo, pelo menos 260 migrantes ficaram feridos quando a polícia macedónia lançou gás lacrimogéneo contra centenas de migrantes que tentaram forçar a vedação.

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras disse ter assistido migrantes com ferimentos provocados por balas de borracha, mas o governo da Macedónia negou a utilização desse tipo de projéteis.

Os incidentes de domingo foram condenados por Atenas, mas o governo de Skopje responsabilizou as autoridades gregas, acusando-as de passividade perante a tentativa dos migrantes de derrubar a vedação.

Apesar das múltiplas saídas para centros de acolhimento realizadas desde domingo, cerca de 10.600 pessoas permaneciam hoje no campo improvisado de Idomeni, do lado grego da fronteira.

Agência Brasil

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …