Polícia macedónia volta a disparar gás lacrimogéneo contra refugiados

Fotomovimiento / Flickr

Polícia macedónia disparou gás lacrimogéneo contra refugiados em Idomeni, a 10 abril 2016

A polícia da Macedónia lançou esta quarta-feira gás lacrimogéneo e granadas de atordoamento contra uma centena de migrantes que se manifestavam ao longo da fronteira com a Grécia, três dias depois de incidentes semelhantes terem feito dezenas de feridos.

Segundo um jornalista da agência France Presse no local, a polícia lançou o gás quando cerca de 100 migrantes abanavam a vedação de arame farpado, do lado de Idomeni, em protesto contra o encerramento da fronteira pela Macedónia.

A algumas centenas de metros, do lado macedónio da fronteira, decorria uma visita oficial do Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, e dos homólogos croata, Kolinda Grabar Kitarovic, e esloveno, Borut Pahor, ao centro de acolhimento de migrantes de Gevgelija.

Quando começaram os incidentes, cerca das 9h30, quatro dezenas de polícias gregos colocaram-se entre a vedação e os migrantes e os disparos de gás lacrimogéneo cessaram rapidamente, segundo o jornalista. Os migrantes continuaram o seu protesto.

No domingo, pelo menos 260 migrantes ficaram feridos quando a polícia macedónia lançou gás lacrimogéneo contra centenas de migrantes que tentaram forçar a vedação.

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras disse ter assistido migrantes com ferimentos provocados por balas de borracha, mas o governo da Macedónia negou a utilização desse tipo de projéteis.

Os incidentes de domingo foram condenados por Atenas, mas o governo de Skopje responsabilizou as autoridades gregas, acusando-as de passividade perante a tentativa dos migrantes de derrubar a vedação.

Apesar das múltiplas saídas para centros de acolhimento realizadas desde domingo, cerca de 10.600 pessoas permaneciam hoje no campo improvisado de Idomeni, do lado grego da fronteira.

Agência Brasil

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …