Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram esta sexta-feira as autoridades francesas.

O ministro do Interior de França, Christophe Castaner, afirmou que a detenção do homem no final de setembro deste ano é a 60ª vez que as autoridades francesas impediram um possível ataque desde 2013.

“Um indivíduo que foi inspirado pelo ataque aéreo de 11 de setembro de 2001 que destruiu as torres do World Trade Center foi detido”, revelou Castaner à televisão France-2 na noite de quinta-feira. Castaner acrescentou que o homem estava “no processo de planeamento” de um ataque e procurava adquirir armas.

A preparação do ataque estava numa fase inicial, mas o serviço de inteligência da Direção Geral de Segurança Interna (DGSI) decidiu prender o indivíduo no passado dia 26 de setembro porque tinha começado a procurar armas.

O homem, um jovem na casa dos 20 anos, reside em França, e estava identificado pela DGSI por expressar opiniões radicais islâmicas, acrescentou o segurança. A agência de segurança francesa está a investigar a hipótese de existirem cúmplices no planeamento do ataque. A DGSI afirmou ainda desconhecer se o indivíduo expressou lealdade a qualquer grupo extremista.

O anúncio de Castaner aconteceu numa altura em que a agência de segurança francesa está sob fogo após um ataque mortal dentro da sede da polícia de Paris, no passado dia 3 de outubro, no qual um funcionário civil da prefeitura esfaqueou quatro colegas até à morte, num incidente que o Ministério Público considera um possível ataque terrorista. O autor, que era surdo-mudo, foi abatido a tiro por um agente no local.

A França permanece em alerta após uma série de ataques mortais do Estado Islâmico (EI) em 2015 e 2016, que aumentaram a segurança no país.

O ministro do Interior destacou a segurança dos cidadãos como “prioridade absoluta” para o Governo francês e afirmou que planeia aumentar em 10% o orçamento do Ministério do Interior até 2020.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …