Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram esta sexta-feira as autoridades francesas.

O ministro do Interior de França, Christophe Castaner, afirmou que a detenção do homem no final de setembro deste ano é a 60ª vez que as autoridades francesas impediram um possível ataque desde 2013.

“Um indivíduo que foi inspirado pelo ataque aéreo de 11 de setembro de 2001 que destruiu as torres do World Trade Center foi detido”, revelou Castaner à televisão France-2 na noite de quinta-feira. Castaner acrescentou que o homem estava “no processo de planeamento” de um ataque e procurava adquirir armas.

A preparação do ataque estava numa fase inicial, mas o serviço de inteligência da Direção Geral de Segurança Interna (DGSI) decidiu prender o indivíduo no passado dia 26 de setembro porque tinha começado a procurar armas.

O homem, um jovem na casa dos 20 anos, reside em França, e estava identificado pela DGSI por expressar opiniões radicais islâmicas, acrescentou o segurança. A agência de segurança francesa está a investigar a hipótese de existirem cúmplices no planeamento do ataque. A DGSI afirmou ainda desconhecer se o indivíduo expressou lealdade a qualquer grupo extremista.

O anúncio de Castaner aconteceu numa altura em que a agência de segurança francesa está sob fogo após um ataque mortal dentro da sede da polícia de Paris, no passado dia 3 de outubro, no qual um funcionário civil da prefeitura esfaqueou quatro colegas até à morte, num incidente que o Ministério Público considera um possível ataque terrorista. O autor, que era surdo-mudo, foi abatido a tiro por um agente no local.

A França permanece em alerta após uma série de ataques mortais do Estado Islâmico (EI) em 2015 e 2016, que aumentaram a segurança no país.

O ministro do Interior destacou a segurança dos cidadãos como “prioridade absoluta” para o Governo francês e afirmou que planeia aumentar em 10% o orçamento do Ministério do Interior até 2020.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …