Polícia belga teve 13 ocasiões para identificar envolvidos nos ataques de Paris

Etienne Laurent / EPA

-

Com base num relatório oficial a que o jornal De Tijd teve acesso, seis das oportunidades desperdiçadas são justificadas com carência de pessoal.

A polícia belga perdeu 13 oportunidades de desmascarar os envolvidos nos atentados de novembro de 2015, em Paris, que envolveram cidadãos belgas e que mataram 130 pessoas, avança o jornal De Tijd.

Citando um relatório oficial, o diário noticiou que, em fevereiro de 2015, os agentes tinham registos telefónicos que relacionavam conhecidos suspeitos de terrorismo com Salah Abdeslam, belga de origem marroquina tido como o cérebro dos atentados de 13 de novembro na capital francesa.

Esta informação não foi aprofundada devido à falta de investigadores, acrescentou o jornal, com base no relatório, que pormenoriza que das 13 oportunidades falhadas para identificar os criminosos, seis são justificadas por carência de pessoal.

Foram ainda ignoradas as solicitações das autoridades espanholas, que pediram mais informações sobre o irmão mais velho de Abdeslam, Brahim Abdeslam, que se deslocou a Espanha em março.

Oito meses depois desta deslocação, Brahim fez-se explodir em Paris na noite do massacre.

O relatório acrescentou ter ficado por desenvolver a informação de que os irmãos se tinham radicalizado.

Os irmãos Abdeslam e vários outros envolvidos nos ataques eram habitantes na comuna de Molenbeek, em Bruxelas.

Salah Abdeslam tem também sido identificado como próximo de vários jihadistas diretamente relacionados com os atentados em Bruxelas de 22 de março deste ano e que fizeram mais de 30 mortos e 300 feridos.

Ambos os ataques foram reivindicados pelos extremistas do Estado Islâmico, baseados na Síria.

A versão final deste documento resulta do trabalho de uma comissão especial constituída no parlamento federal belga, encarregue de melhorar a reposta do país ao terrorismo.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …