Polícia belga teve 13 ocasiões para identificar envolvidos nos ataques de Paris

Etienne Laurent / EPA

-

Com base num relatório oficial a que o jornal De Tijd teve acesso, seis das oportunidades desperdiçadas são justificadas com carência de pessoal.

A polícia belga perdeu 13 oportunidades de desmascarar os envolvidos nos atentados de novembro de 2015, em Paris, que envolveram cidadãos belgas e que mataram 130 pessoas, avança o jornal De Tijd.

Citando um relatório oficial, o diário noticiou que, em fevereiro de 2015, os agentes tinham registos telefónicos que relacionavam conhecidos suspeitos de terrorismo com Salah Abdeslam, belga de origem marroquina tido como o cérebro dos atentados de 13 de novembro na capital francesa.

Esta informação não foi aprofundada devido à falta de investigadores, acrescentou o jornal, com base no relatório, que pormenoriza que das 13 oportunidades falhadas para identificar os criminosos, seis são justificadas por carência de pessoal.

Foram ainda ignoradas as solicitações das autoridades espanholas, que pediram mais informações sobre o irmão mais velho de Abdeslam, Brahim Abdeslam, que se deslocou a Espanha em março.

Oito meses depois desta deslocação, Brahim fez-se explodir em Paris na noite do massacre.

O relatório acrescentou ter ficado por desenvolver a informação de que os irmãos se tinham radicalizado.

Os irmãos Abdeslam e vários outros envolvidos nos ataques eram habitantes na comuna de Molenbeek, em Bruxelas.

Salah Abdeslam tem também sido identificado como próximo de vários jihadistas diretamente relacionados com os atentados em Bruxelas de 22 de março deste ano e que fizeram mais de 30 mortos e 300 feridos.

Ambos os ataques foram reivindicados pelos extremistas do Estado Islâmico, baseados na Síria.

A versão final deste documento resulta do trabalho de uma comissão especial constituída no parlamento federal belga, encarregue de melhorar a reposta do país ao terrorismo.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …

Maurícias numa corrida contra o tempo para evitar desastre ambiental

Milhares de estudantes, ativistas ambientais e residentes das Maurícias continuam a trabalhar para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Encontrada escultura Inca numa oferenda submersa no lago Titicaca

A descoberta de uma escultura Inca no interior de uma oferenda submersa no Titicaca demonstra que este lago era um local muito importante para os Incas. Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos …

Nova identidade, ordenado e casa. PJ deverá recrutar Rui Pinto para ser investigador do Estado

O Correio da Manhã avançou este domingo que a Polícia Judiciária (PJ) vai recrutar o pirata informático Rui Pinto, criador do Football Leaks e fonte do caso Luanda Leaks, para ser investigador do Estado. De acordo …

Bernardo Silva na órbita do Barcelona (e há outro português envolvido nas negociações)

O Barcelona está a sondar Bernardo Silva, tentando perceber se o internacional português estará interessado em deixar o Manchester City. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal inglês The Telegraph, que dá conta que …

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata condenado por corrupção

O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões e foi compensada com verba do Fundo de Resolução, …

Dois casos positivos de covid-19 no Atlético de Madrid. Serão jogadores

O Atlético de Madrid anunciou este domingo que se registaram dois casos positivos de covid-19 entre os membros da equipa espanhola que preparava a deslocação a Lisboa, para disputar a fase final da Liga dos …

"Baby boomers" mostram um maior declínio cognitivo face às gerações anteriores

Os "baby-boomers" norte-americanos, termo utilizado para descrever pessoas nascidas entre 1935 e 1960, tiveram uma pontuação mais baixa num teste de funcionamento cognitivo do que as gerações anteriores. De acordo com uma nova investigação, cujos …