Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque.

De acordo com a acusação das autoridades norte-americanas, o polícia de uma esquadra em Queens terá sido orientado por membros do consulado chinês em Nova Iorque.

Através dos seus contactos com a comunidade tibetana, o homem, de 33 anos, teria recolhido, entre 2018 e 2020, dados sobre as atividades da comunidade tibetana e identificado fontes potenciais de informação.

Ainda de acordo com a acusação, o indivíduo, que é também oficial na reserva do Exército dos Estados Unidos, teria ainda possibilitado que membros do consulado fossem convidados para eventos organizados pela polícia daquela cidade.

As autoridades chinesas ter-lhe-ão pago várias dezenas de milhar de dólares em troca desses serviços.

Quatro acusações foram apresentadas contra o agente da polícia, incluindo a contratação ao serviço de um país estrangeiro em território norte-americano, falsas declarações e obstrução ao funcionamento de um serviço público.

O agente foi apresentado a um juiz na segunda-feira e levado sob custódia, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) um porta-voz do procurador federal de Brooklyn. O homem está atualmente suspenso, sem remuneração, de acordo com um porta-voz da Polícia de Nova Iorque.

O comissário da Polícia daquela cidade, Dermot Shea, disse que o agente “violou todos os juramentos que fez (…). Um nos Estados Unidos, um nas forças armadas dos Estados Unidos e um terceiro com o departamento da Polícia”.

Nascido na China, o indivíduo tinha recebido asilo político nos Estados Unidos, alegando ter sido torturado pelas autoridades chinesas por causa da sua origem tibetana. No entanto, a investigação mostrou que os pais eram ambos membros do Partido Comunista Chinês.

O caso, a confirmar-se em tribunal, mostra que “o Partido Comunista Chinês está envolvido em operações caluniosas para conter qualquer oposição, não apenas no Tibete (…) mas em todo o mundo”, reagiu a Campanha Internacional pelo Tibete, associação para a defesa dos direitos tibetanos.

Após permitir que o Tibete funcionasse de forma autónoma entre 1912 e 1950, Pequim recuperou o controlo do território em 1951. O líder espiritual dos tibetanos, o Dalai Lama, vive no exílio desde 1959.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …