O pólen pode aumentar o risco de contrair covid-19 (seja você alérgico ou não)

A exposição ao pólen pode aumentar o risco de contrair covid-19, e não é apenas um problema para pessoas com alergias, sugere um novo estudo.

Há alguns anos, coautores do estudo mostraram que o pólen pode suprimir a forma como o sistema imunitário humano responde aos vírus. Ao interferir com proteínas que sinalizam respostas antivirais nas células que revestem as vias aéreas, pode deixar as pessoas mais suscetíveis a uma série de vírus respiratórios, como o vírus da gripe e outros vírus da SARS.

Neste novo estudo, os investigadores olharam especificamente para a covid-19. Eles queriam ver como é que o número de novas infeções mudou com o aumento e a queda dos níveis de pólen em 31 países. Descobriram que, em média, cerca de 44% da variabilidade nas taxas de casos de covid-19 estava relacionada com a exposição ao pólen, muitas vezes em sinergia com a humidade e a temperatura.

O estudo foi publicado esta terça-feira na revista científica PNAS.

As taxas de infeção tendem a aumentar quatro dias após uma alta contagem de pólen. Se não houvesse confinamento local, a taxa de infeção aumentava em média cerca de 4% por 100 grãos de pólen num metro cúbico de ar. Um confinamento rígido cortou o aumento para metade.

Esta exposição ao pólen não é apenas um problema para pessoas com rinite alérgica. É uma reação ao pólen em geral. Mesmo os tipos de pólen que normalmente não causam reações alérgicas foram correlacionados com um aumento nas infeções por covid-19.

Que precauções se pode tomar?

Em dias com alta contagem de pólen, tente ficar em casa para limitar a sua exposição o máximo possível.

Quando você estiver ao ar livre, use uma máscara durante a época das alergias. Os grãos de pólen são grandes o suficiente para que quase qualquer máscara feita para alergias funcione.

No entanto, se você estiver a espirrar e a tossir, use uma máscara que seja eficaz contra o coronavírus. Se você for assintomático com covid-19, todos aqueles espirros aumentam as suas chances de espalhar o vírus. Casos leves de covid-19 também podem ser confundidos com alergias.

Porque é que a época das alergias está a durar mais?

À medida que o clima muda, estamos a ver três coisas que se relacionam especificamente com o pólen.

Uma é um início mais precoce da época das alergias. As mudanças na primavera estão a começar mais cedo e há sinais globais de exposição ao pólen no início da época.

Em segundo lugar, a época das alergias em geral está a ficar mais longa. O tempo que você fica exposto ao pólen, desde a primavera, que é principalmente impulsionado pelo pólen das árvores, até ao verão, que consiste em ervas daninhas e gramíneas, e depois o outono, que é principalmente ambrósia, é cerca de 20 dias a mais na América do Norte do que foi em 1990. Conforme se avança em direção aos polos, onde as temperaturas estão a subir mais rapidamente, descobrimos que a época está a tornar-se ainda mais vincada.

Terceiro, mais pólen está a ser produzido. Os investigadores descreveram as três mudanças num artigo publicado em fevereiro na revista científica PNAS.

À medida que as alterações climáticas aumentam a contagem de pólen, isso pode resultar em maior suscetibilidade humana aos vírus.

Essas mudanças na época das alergias estão a ocorrer há várias décadas. Quando os investigadores examinaram todos os registos diferentes de retenção de pólen que puderam localizar desde a década de 1970, encontraram evidências sólidas sugerindo que essas mudanças têm vindo a acontecer há pelo menos 30 a 40 anos.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por outras palavras:
    Inalar pólens desencadeia uma reacção do sistema imunitário que, se fores fazer um teste pcr, dá positivo. Obviamente, não é positivo para uma infecção com coronavirus, muito menos para o corona vírus que surgiu em Wuhan, mas é positivo e para os nossos “especialistas”, conta com o”infectado” com covid19. A este positivo, podemos somar os de gripes, constipações e pneumonias, patologias que misteriosamente, desapareceram do cenário este outono-inverno.
    Resumindo, os pólens, vão trazer a quarta vaga.

RESPONDER

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem se perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …