/

O pólen pode aumentar o risco de contrair covid-19 (seja você alérgico ou não)

1

A exposição ao pólen pode aumentar o risco de contrair covid-19, e não é apenas um problema para pessoas com alergias, sugere um novo estudo.

Há alguns anos, coautores do estudo mostraram que o pólen pode suprimir a forma como o sistema imunitário humano responde aos vírus. Ao interferir com proteínas que sinalizam respostas antivirais nas células que revestem as vias aéreas, pode deixar as pessoas mais suscetíveis a uma série de vírus respiratórios, como o vírus da gripe e outros vírus da SARS.

Neste novo estudo, os investigadores olharam especificamente para a covid-19. Eles queriam ver como é que o número de novas infeções mudou com o aumento e a queda dos níveis de pólen em 31 países. Descobriram que, em média, cerca de 44% da variabilidade nas taxas de casos de covid-19 estava relacionada com a exposição ao pólen, muitas vezes em sinergia com a humidade e a temperatura.

O estudo foi publicado esta terça-feira na revista científica PNAS.

As taxas de infeção tendem a aumentar quatro dias após uma alta contagem de pólen. Se não houvesse confinamento local, a taxa de infeção aumentava em média cerca de 4% por 100 grãos de pólen num metro cúbico de ar. Um confinamento rígido cortou o aumento para metade.

Esta exposição ao pólen não é apenas um problema para pessoas com rinite alérgica. É uma reação ao pólen em geral. Mesmo os tipos de pólen que normalmente não causam reações alérgicas foram correlacionados com um aumento nas infeções por covid-19.

Que precauções se pode tomar?

Em dias com alta contagem de pólen, tente ficar em casa para limitar a sua exposição o máximo possível.

Quando você estiver ao ar livre, use uma máscara durante a época das alergias. Os grãos de pólen são grandes o suficiente para que quase qualquer máscara feita para alergias funcione.

No entanto, se você estiver a espirrar e a tossir, use uma máscara que seja eficaz contra o coronavírus. Se você for assintomático com covid-19, todos aqueles espirros aumentam as suas chances de espalhar o vírus. Casos leves de covid-19 também podem ser confundidos com alergias.

Porque é que a época das alergias está a durar mais?

À medida que o clima muda, estamos a ver três coisas que se relacionam especificamente com o pólen.

Uma é um início mais precoce da época das alergias. As mudanças na primavera estão a começar mais cedo e há sinais globais de exposição ao pólen no início da época.

Em segundo lugar, a época das alergias em geral está a ficar mais longa. O tempo que você fica exposto ao pólen, desde a primavera, que é principalmente impulsionado pelo pólen das árvores, até ao verão, que consiste em ervas daninhas e gramíneas, e depois o outono, que é principalmente ambrósia, é cerca de 20 dias a mais na América do Norte do que foi em 1990. Conforme se avança em direção aos polos, onde as temperaturas estão a subir mais rapidamente, descobrimos que a época está a tornar-se ainda mais vincada.

Terceiro, mais pólen está a ser produzido. Os investigadores descreveram as três mudanças num artigo publicado em fevereiro na revista científica PNAS.

À medida que as alterações climáticas aumentam a contagem de pólen, isso pode resultar em maior suscetibilidade humana aos vírus.

Essas mudanças na época das alergias estão a ocorrer há várias décadas. Quando os investigadores examinaram todos os registos diferentes de retenção de pólen que puderam localizar desde a década de 1970, encontraram evidências sólidas sugerindo que essas mudanças têm vindo a acontecer há pelo menos 30 a 40 anos.

1 Comment

  1. Por outras palavras:
    Inalar pólens desencadeia uma reacção do sistema imunitário que, se fores fazer um teste pcr, dá positivo. Obviamente, não é positivo para uma infecção com coronavirus, muito menos para o corona vírus que surgiu em Wuhan, mas é positivo e para os nossos “especialistas”, conta com o”infectado” com covid19. A este positivo, podemos somar os de gripes, constipações e pneumonias, patologias que misteriosamente, desapareceram do cenário este outono-inverno.
    Resumindo, os pólens, vão trazer a quarta vaga.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.