A polémica entre Quaresma e Queiroz tem ciganos, burros e coices

Paulo Novais / Lusa

Ricardo Quaresma

O jogador e o ex-selecionador portugueses têm estado no centro de uma polémica, depois do empate entre Portugal e Irão, que tem ciganos, burros e coices à mistura.

Tudo começou na conferência de imprensa do selecionador do Irão, Carlos Queiroz, depois do empate com Portugal (1-1) que ditou o fim da passagem dos iranianos pelo Mundial de futebol da Rússia.

O ex-selecionador português criticou a arbitragem e a prestação do VAR, considerando que o árbitro paraguaio Enrique Caceres não assinalou uma alegada grande penalidade de William de Carvalho e que deveria ter mostrado o cartão vermelho a Cristiano Ronaldo, que apenas viu o amarelo na sequência de um lance polémico.

No entanto, também foi duro nas palavras relativamente à seleção das quinas, recordando que apenas três jogadores o cumprimentaram no final do jogo, entre os quais Adrien, Bruno Alves e Beto, e que, depois do Mundial 2010, no qual levou Portugal aos oitavos de final, estava habituado a “um país contra um treinador e um treinador contra um país”.

Questionado sobre as declarações do antigo selecionador, Ricardo Quaresma, que marcou o único golo de Portugal com uma ‘trivela’ que deu a volta ao mundo, o extremo português afirmou que “poderia ficar horas a falar sobre o treinador” e disse apenas que o ex-selecionador deveria mostrar mais respeito pelos portugueses.

Foi então que Queiroz decidiu contra-atacar. “O Quaresma ainda vai ter de jogar pela minha seleção e não vou tecer muitos comentários. Mas se todos os treinadores que ele teve falassem dele ficariam alguns anos a falar. Todos, desde o Sporting ao FC Porto”, respondeu numa entrevista ao jornal Público.

“Se tiver de dizer alguma coisa sobre mim, que tenha coragem e diga agora. Dizer que eu não respeitei os jogadores portugueses. Como é que eu não os respeitei?”, questionou.

A resposta do “Harry Potter” não se fez esperar. Através da sua conta no Instagram, o jogador do Besiktas partilhou um ‘meme’ onde é possível ler: “O Queiroz disse… Já chega, o que interessa agora é o Uruguai”.

Na legenda, o futebolista afirmou estar “habituado a sofrer de preconceito ao longo da vida” e talvez isso o tenha feito “mais forte e um ser humano melhor” porque a resposta “sempre foi trabalhar mais, lutar mais, para chegar onde sempre sonhou chegar”.

“Amigos, se é verdade que o povo diz que se deve ter sempre um olho no burro e outro no cigano também é verdade que vozes de burro não chegam ao céu. Agora, vamos lá jogar, apoiar a seleção, concentrados para ganhar ao Uruguai”, concluiu.

Entretanto, Carlos Queiroz também recorreu às redes sociais para voltar a responder a Ricardo Quaresma. No Facebook, o treinador português escreveu que, também no seu mundo e cultura, “aos burros o que é dos burros (dar coices), aos Ciganos o que é do grande e nobre Povo Cigano (nomeadamente a bravura e hombridade)”.

“Quaresma escolheu e acha-se no direito de dar coices no meio de um par de trivelas. Faltou-lhe a bravura e hombridade para explicar de que forma, no exercício da minha função de selecionador do Irão, faltei ao respeito para com os Portugueses. Como se conclui facilmente, Deus é grande e até os coices dos burros chegam ao céu”, pode ler-se.

“Recomendo, vivamente, que Quaresma se informe junto de João Pinto sobre quem é Carlos Queiroz, como ajudei muitos jogadores da Seleção a aprender o Hino Nacional, ou como trabalhei ao longo de 12 anos, pela Federação e pelo País, para criar muitas das condições para que hoje possa, com os seus colegas, envergar da melhor forma a camisola de Portugal. A ignorância não ofende e não é qualquer burro que me dá um coice. Votos de grandes trivelas. E a melhor sorte para Portugal”, conclui.

Polémicas à parte, Quaresma até tem uma certa razão. O que interessa mesmo é o jogo com o Uruguai, que se realiza no próximo sábado, em Sochi, a partir das 19h00, e que pode dar passagem aos quartos-de-final da prova.

Os uruguaios terminaram no primeiro lugar do grupo A graças às vitórias sobre o Egipto (1-0), Arábia Saudita (1-0) e Rússia (3-0). A seleção uruguaia, que tem a dupla Edinson Cavani e Luis Suárez no ataque, marcou cinco golos e não sofreu nenhum.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém pode tirar mérito ao q Carlos Queiroz fez por certos jogadores e por Portugal, mas isso não lhe dá o direito de se ACHAR a ultima bolacha do pacote. Do Quaresma a gente espera de tudo agora do Carlos Queiroz?? Só lhe fica MAL esta troca de ofensas entre as 2 partes. O desprezo é o melhor dos remedios p/ certas pessoas e assuntos…

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …