A polémica entre Quaresma e Queiroz tem ciganos, burros e coices

Paulo Novais / Lusa

Ricardo Quaresma

O jogador e o ex-selecionador portugueses têm estado no centro de uma polémica, depois do empate entre Portugal e Irão, que tem ciganos, burros e coices à mistura.

Tudo começou na conferência de imprensa do selecionador do Irão, Carlos Queiroz, depois do empate com Portugal (1-1) que ditou o fim da passagem dos iranianos pelo Mundial de futebol da Rússia.

O ex-selecionador português criticou a arbitragem e a prestação do VAR, considerando que o árbitro paraguaio Enrique Caceres não assinalou uma alegada grande penalidade de William de Carvalho e que deveria ter mostrado o cartão vermelho a Cristiano Ronaldo, que apenas viu o amarelo na sequência de um lance polémico.

No entanto, também foi duro nas palavras relativamente à seleção das quinas, recordando que apenas três jogadores o cumprimentaram no final do jogo, entre os quais Adrien, Bruno Alves e Beto, e que, depois do Mundial 2010, no qual levou Portugal aos oitavos de final, estava habituado a “um país contra um treinador e um treinador contra um país”.

Questionado sobre as declarações do antigo selecionador, Ricardo Quaresma, que marcou o único golo de Portugal com uma ‘trivela’ que deu a volta ao mundo, o extremo português afirmou que “poderia ficar horas a falar sobre o treinador” e disse apenas que o ex-selecionador deveria mostrar mais respeito pelos portugueses.

Foi então que Queiroz decidiu contra-atacar. “O Quaresma ainda vai ter de jogar pela minha seleção e não vou tecer muitos comentários. Mas se todos os treinadores que ele teve falassem dele ficariam alguns anos a falar. Todos, desde o Sporting ao FC Porto”, respondeu numa entrevista ao jornal Público.

“Se tiver de dizer alguma coisa sobre mim, que tenha coragem e diga agora. Dizer que eu não respeitei os jogadores portugueses. Como é que eu não os respeitei?”, questionou.

A resposta do “Harry Potter” não se fez esperar. Através da sua conta no Instagram, o jogador do Besiktas partilhou um ‘meme’ onde é possível ler: “O Queiroz disse… Já chega, o que interessa agora é o Uruguai”.

Na legenda, o futebolista afirmou estar “habituado a sofrer de preconceito ao longo da vida” e talvez isso o tenha feito “mais forte e um ser humano melhor” porque a resposta “sempre foi trabalhar mais, lutar mais, para chegar onde sempre sonhou chegar”.

“Amigos, se é verdade que o povo diz que se deve ter sempre um olho no burro e outro no cigano também é verdade que vozes de burro não chegam ao céu. Agora, vamos lá jogar, apoiar a seleção, concentrados para ganhar ao Uruguai”, concluiu.

Entretanto, Carlos Queiroz também recorreu às redes sociais para voltar a responder a Ricardo Quaresma. No Facebook, o treinador português escreveu que, também no seu mundo e cultura, “aos burros o que é dos burros (dar coices), aos Ciganos o que é do grande e nobre Povo Cigano (nomeadamente a bravura e hombridade)”.

“Quaresma escolheu e acha-se no direito de dar coices no meio de um par de trivelas. Faltou-lhe a bravura e hombridade para explicar de que forma, no exercício da minha função de selecionador do Irão, faltei ao respeito para com os Portugueses. Como se conclui facilmente, Deus é grande e até os coices dos burros chegam ao céu”, pode ler-se.

“Recomendo, vivamente, que Quaresma se informe junto de João Pinto sobre quem é Carlos Queiroz, como ajudei muitos jogadores da Seleção a aprender o Hino Nacional, ou como trabalhei ao longo de 12 anos, pela Federação e pelo País, para criar muitas das condições para que hoje possa, com os seus colegas, envergar da melhor forma a camisola de Portugal. A ignorância não ofende e não é qualquer burro que me dá um coice. Votos de grandes trivelas. E a melhor sorte para Portugal”, conclui.

Polémicas à parte, Quaresma até tem uma certa razão. O que interessa mesmo é o jogo com o Uruguai, que se realiza no próximo sábado, em Sochi, a partir das 19h00, e que pode dar passagem aos quartos-de-final da prova.

Os uruguaios terminaram no primeiro lugar do grupo A graças às vitórias sobre o Egipto (1-0), Arábia Saudita (1-0) e Rússia (3-0). A seleção uruguaia, que tem a dupla Edinson Cavani e Luis Suárez no ataque, marcou cinco golos e não sofreu nenhum.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém pode tirar mérito ao q Carlos Queiroz fez por certos jogadores e por Portugal, mas isso não lhe dá o direito de se ACHAR a ultima bolacha do pacote. Do Quaresma a gente espera de tudo agora do Carlos Queiroz?? Só lhe fica MAL esta troca de ofensas entre as 2 partes. O desprezo é o melhor dos remedios p/ certas pessoas e assuntos…

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …