Polémica em Ovar com cachet de Fernando Daniel por “concerto gratuito” no Furadouro

Fernando Daniel / Facebook

O cantor Fernando Daniel em concerto.

O cantor Fernando Daniel em concerto.

O cachet que a Câmara Municipal de Ovar pagou ao cantor Fernando Daniel pelo concerto que o artista realizou na passada sexta-feira, 25 de Agosto, no Furadouro, está envolto em polémica.

O vereador do Partido Socialista (PS), Alcides Alves, na Câmara de Ovar que é liderada pelo PSD critica aquele pagamento, notando que “o cantor tinha manifestado vontade de dar um concerto gratuito no Furadouro“, “colocando a cultura, mas sobretudo a bilheteira, ao serviço de todos, principalmente daqueles que não podem pagar o bilhete”.

Um “espírito que se revelava de grande altruísmo”, de “dar um pouco do que lhe deram“, frisa Alcides Alves numa publicação no Facebook.

“A Câmara de Ovar também não quis deixar de se associar a este espírito de bem-fazer, reafirmando ao cantor a sua magnificência, oferecendo-lhe, da bolsa de todos nós, a módica quantia de 24.500 euros mais IVA, num agradecimento total de 30.145 euros”, sustenta ainda o vereador na sua crítica.

“Não há jantares de graça”

Alcides Alves nota que o pagamento a Fernando Daniel foi firmado num contrato público de ajuste directo “em prol da solidariedade para com os artistas portugueses, principalmente por aqueles que se prestam a animar, gratuitamente, campanhas eleitorais“. “Não há jantares de graça”, aponta.

O vereador diz ainda que o assunto não foi discutido na reunião camarária e critica directamente o vice-presidente da Câmara, Domingos Silva, que acusa de perder “o amor a 30 mil euros” e de os oferecer “em nome da solidariedade vareira, ao cantor que gosta de dar concertos de graça”.

Fernando Daniel critica “demagogia barata”

Fernando Daniel reagiu às críticas do vereador socialista nos comentários à sua publicação no Facebook. “Não esperava nada disto, muito menos vindo da terra e das pessoas que escolhi para viver e conviver”, lamenta o cantor que mora na freguesia do Furadouro, em Ovar, onde deu o concerto da polémica.

“Uma coisa é, publicamente, opinar e criticar de forma construtiva decisões políticas/camarárias, outra coisa é, por outras palavras, chamar-me desonesto“, aponta ainda Fernando Daniel.

Há sete dias, o site OvarNews noticiava “Fernando Daniel em concerto gratuito no Furadouro“. Mas o cantor explica, agora, que “em momento algum disse que o concerto seria gratuito”.

“A imprensa divulgou o meu concerto como sendo gratuito” para “informar” que as pessoas não teriam “qualquer custo para assistir ao mesmo” e que “era de entrada gratuita”, sublinha Fernando Daniel.

Cantor lembra concerto gratuito em Ovar durante pandemia

O cantor também lança farpas ao vereador socialista. “Onde estava o Sr. Alcides e todos estes seus apoiantes que vão na sua demagogia barata e populismo (e todos os indignados acerca de eu receber pelo meu trabalho) quando em plena pandemia decidi oferecer à cidade de Ovar um concerto junto à igreja para que as pessoas fechadas em casa tivessem algum tempo de entretenimento através da Internet no conforto das suas casas?”, pergunta.

“Além de ter eu oferecido o concerto a toda a cidade, ainda paguei a todos os intervenientes para a execução do concerto, pois apesar da minha decisão de oferecer, a equipa não tem de ceder os seus serviços quando não tem qualquer ligação à cidade”, acrescenta ainda.

Contrataram ao longo destes sete anos, outros artistas, e bem, até a custar bem mais do que eu, mas nunca vi tamanha indignação. Pergunto-me porquê?”, questiona também Fernando Daniel, concluindo que “infelizmente, a política já não serve as pessoas, mas serve-se delas”.

O concerto de Fernando Daniel no Furadouro insere-se na digressão de promoção do seu último álbum, “V.H.S”.

O cantor está a fazer vários espectáculos pelo país, sendo a maioria de entrada gratuita e pagos pelas autarquias “com orçamento destinado para a cultura ou comissões de festas, que, com esforço maior, reúnem condições para os concertos acontecerem”, como destaca ainda na resposta ao vereador do PS na Câmara de Ovar.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.