Polémica dos empregos fictícios leva a novas baixas no Governo francês

alibaba0 / Flickr

François Bayrou, presidente do MoDem

François Bayrou, presidente do MoDem

Os ministros François Bayrou e Marielle de Sarnez, que tinham as pastas da Justiça e dos Assuntos Europeus, anunciaram esta quarta-feira a saída do Governo francês, no âmbito da investigação judicial que afeta o seu partido.

“Tomei a decisão de não fazer parte do próximo Governo. Vou dar uma conferência de imprensa esta tarde às 17h00 (16h00 em Lisboa)”, disse François Bayrou, presidente do MoDem, partido centrista que foi objeto de uma investigação por alegados empregos fictícios dos seus assistentes, pagos com dinheiro do Parlamento Europeu.

Sobre Marielle de Sarnez, braço direito de Bayrou, o Modem diz que renuncia a integrar o novo Governo, onde seria ministra dos Assuntos Europeus, para assumir a presidência do grupo parlamentar da formação centrista na Assembleia Nacional.

A ministra da Defesa francesa, Sylvie Goulard, já tinha renunciado ao cargo na terça-feira para poder “demonstrar livremente” a sua “boa-fé” no inquérito em curso, sobre suspeitas de alegados casos de criação de empregos fictícios para funções de assistentes no PE.

Na segunda-feira, o Eliseu anunciou uma “remodelação técnica” no Governo depois das eleições legislativas de domingo, que deram uma maioria absoluta ao partido do Presidente Emmanuel Macron (308 dos 577 assentos), confortada pelos lugares do aliado MoDem (42).

A 9 deste mês foi aberto um inquérito preliminar para averiguar se o partido pagou o salário de empregados do MoDem em França através de contratos de trabalho como assistentes parlamentares europeus.

O líder do MoDem, François Bayrou, chegou a ministro da Justiça a 17 de maio último, tendo na semana passada negado as suspeitas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …