Ministra da Defesa francesa demite-se devido a polémica sobre criação de empregos fictícios

Lusa

Sylvie Goulard, ministra da Defesa francesa, demite-se após polémica com trabalhos fictícios

Sylvie Goulard, ministra da Defesa francesa, demite-se após polémica com trabalhos fictícios

A ministra da Defesa francesa, Sylvie Goulard, renunciou esta terça-feira ao cargo para poder “demonstrar livremente” a sua “boa-fé” num inquérito, em curso, sobre suspeitas de alegados casos de criação de empregos fictícios.

“Desejo estar em condições para demonstrar a minha boa-fé”, explicou a ministra num comunicado, evocando o inquérito que está a ser feito ao partido MoDem – Movimento Democrático -, a que pertence, sobre eventuais empregos fictícios para funções de assistentes no Parlamento Europeu.

Na segunda-feira, após as eleições legislativas de domingo, que deram uma maioria clara ao partido do presidente Emmanuel Macron, foi anunciada uma “remodelação técnica” no Governo francês.

Num comunicado da ministra da Defesa – eleita eurodeputada em 2009 e reeleita em 2014 – pode se ler que o Presidente “decidiu restaurar a confiança na ação pública, reformar a França e relançar a Europa”.

A 9 deste mês foi aberto um inquérito preliminar para averiguar se o partido pagou o salário de empregados do partido MoDem em França, tendo assinado contratos de trabalho como assistentes parlamentares europeus.

Na semana passada, o líder do partido, François Bayrou, que chegou a ministro da Justiça a 17 de maio último, negou as suspeitas.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.