Poker de Taremi dá gás ao dragão

Fernando Veludo / Lusa

O FC Porto continua a sonhar com revalidação do título. Os “dragões” venceram na noite deste sábado o Famalicão por 4-2, num duelo repleto de golos, grandes penalidades – foram assinaladas quatro –, emoção, polémicas e momentos de elevada nota artística.

Taremi foi o nome em foco com quatro golos, um “poker” que o deixa isolado na lista dos goleadores da prova com 21 tentos. Iván Jaime e Colombatto foram os artilheiros do “Fama”.

Com este resultado, a equipa de Sérgio Conceição fica, à condição, a um ponto do líder Benfica, que neste domingo vai visitar o rival Sporting – e, caso vença, poderá fechar as contas do título da Liga bwin desta temporada 2022/23.

Uma primeira parte de loucos em Famalicão. Aos dez minutos, o FC Porto já vencia por 0-2, fruto de uma entrada avassaladora, veloz e pressionante, que asfixiou o oponente e “obrigou-o” a cometer inúmeros erros na primeira fase de construção.

Os “dragões” fizeram a dupla festa por intermédio de um bis de Taremi. O iraniano abriu a contagem da marca dos 11 metros – tinha falhado a primeira tentativa, mas o árbitro Fábio Veríssimo mandou repetir por invasão da área de Riccieli – e, instantes depois, o iraniano dilatou o “score” e chegou ao topo da lista dos melhores marcadores com 19 remates certeiros.

Só dava Porto, que continuava a pressionar e por pouco não viu Galeno assinar um golo de antologia. O “Fama” assentou o seu jogo, começou a circular o esférico de forma mais veloz, subiu as linhas e reduziu a desvantagem numa excelente finalização de Iván Jaime, de cabeça.

Na sequência, Diogo Costa brilhou e travou a investida de Pablo, até que, aos 41 minutos, Pepê cometeu falta sobre Otávio e grande penalidade assinalada, que Colombatto cobrou com perfeição e deixou o “placard” empatado a duas bolas.

Já no período de descontos, uma falha de comunicação entre Marcano e Diogo Costa quase oferecia o 3-2 a Pablo

Um duelo sensacional que chegava ao intervalo com Otávio Monteiro a ser o MVP com um GoalPoint Rating de 7.0, ele que foi o autor de uma assistência, três cruzamentos, quatro passes progressivos e oito duelos ganhos.

Muito equilíbrio no recomeço do duelo, com a formação da casa a tentar dar a cambalhota no marcador e os “dragões” a ripostarem.

Em mais um raide dos da Invicta, foi marcada falta de Youssouf (corte com a mão na área), após um remate de Stephen Eustaquio. Após consultar o VAR, o juiz assinalou penálti e Taremi não falhou.

Nove minutos volvidos, Fábio Veríssimo foi “chamado” pelo VAR e assinalou mais uma grande penalidade, desta feita a punir uma infracção de Otávio (o do Famalicão) sobre Evanilson.

Taremi não acusou a responsabilidade e dilatou a vantagem portista. Os “azuis-e-brancos” ainda viram Galeno festejar, mas foi assinalado fora-de-jogo de Taremi no início do lance. Até ao final, os anfitriões não tiveram capacidade de reacção e os forasteiros foram gerindo a vantagem.

Esta temporada, os dois emblemas já se defrontaram em quatro ocasiões, com a vitória a pender sempre para o lado dos “dragões”, que não perdem há 14 duelos de rajada. A equipa de João Pedro Sousa chegou aos seis jogos sem vencer em todas as competições e coleccionou o terceiro desaire consecutivo em casa.

Melhor em Campo

Quatro golos que foram determinantes no triunfo dos “azuis-e-brancos”. O iraniano Medhi Taremi conseguiu com o primeiro “poker” desta edição do campeonato – e o primeiro que fez na carreira.

Taremi assumiu assim de forma isolada a liderança dos melhores artilheiros com 21 golos – chegou aos 100 em Portugal -, tornando-se no primeiro jogador do FC Porto a bater este feito no século XXI. O último tinha sido Mário Jardel.

Voltando aos números do iraniano, este saiu em cima dos 90 minutos, com cinco remates enquadrados, quatro golos – Expected Goals (xG) de 3,1 -, 31 acções com a bola, nove das quais no interior da área contrária, venceu dois duelos, perdeu quatro, recuperou a posse em cinco ocasiões e desperdiçou-a noutras tantas.

O MVP não teve a nota máxima – os golos de grande penalidade têm um peso bem menos no nosso rating -, mas fica com um excelente GoalPoint Rating de 8.7.

Resumo

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.