Poeiras de África chegam a Portugal. Crianças e idosos devem ficar em casa

Carlos Barba / EPA

Dois homens trabalham no telhado de um edifício com pó do deserto do Sahara, Roquetas de Mar, Espanha

A DGS aconselha as crianças, idosos e doentes crónicos a ficar em casa. O fenómeno deve fazer-se sentir pelo menos até ao final do dia de quarta-feira.

Uma nuvem de poeiras transportada por uma massa de ar oriunda do Norte de África está a passar por Portugal Continental, de acordo com um alerta emitido esta terça-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Este fenómeno poderá persistir durante os próximos dias, afetando sobretudo o Algarve, Alentejo, Lisboa, Vale do Tejo, o litoral e o interior do centro e norte de Portugal. A Direção-Geral de Saúde (DGS) alerta para os potenciais efeitos na saúde, principalmente nas crianças e idosos, que são aconselhados a não sair de casa.

O comunicado da DGS indica que se deve registar “um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar” e prevê-se a ocorrência de uma “situação de fraca qualidade do ar no Continente”.

O fenómeno é caracterizado por partículas PM10 (diâmetro aerodinâmico inferior a dez nanogramas) que afetam significativamente a qualidade do ar. Estas partículas têm a capacidade de se ligarem a poluentes como hidrocarbonetos e metais pesados, e podem entrar na nossa corrente sanguínea após entrarem serem inalados.

A circulação da massa de ar formada sobre os desertos do Norte de África em direção a Portugal é favorecida por um anticiclone no Golfo da Biscaia e uma depressão a oeste da Península Ibérica, que resulta numa circulação proveniente do sul nos níveis baixos da atmosfera. O fenómeno pode dar uma cor amarelada ao céu e causar “chuvas de lama”, lembra o Público.

Os mapas de previsão do Centro Regional de Poeiras de Barcelona da Organização Meteorológica Mundial e da Universidade de Atenas indicam ainda que a nuvem de partículas em suspensão pode se fazer sentir pelo menos até ao final do dia de quarta-feira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.