Poderá este ser o retrato mais antigo de Jesus?

Universitat de Barcelona

Arqueólogos encontraram a imagem no Egipto

Arqueólogos espanhóis acreditam ter descoberto, numa antiga sepultura egípcia, aquela que pode ser uma das primeiras representações de Jesus, escreve o Discovery News.

Pintada nas paredes de uma misteriosa estrutura de pedra no subsolo da antiga cidade de Oxyrhynchus, a cerca de 160 quilómetros do Cairo, a imagem mostra um jovem, com cabelo encaracolado, vestido com uma pequena túnica.

“Na imagem, Ele levanta a mão, como que a dar uma benção”, descreve o egiptologista Josep Padró, que passou mais de 20 anos a escavar locais na área.

“Podemos estar a lidar com uma das primeiras imagens de Jesus Cristo”, acrescenta.

Universitat de Barcelona

O egiptologista Josep Padro, da Universidade de Barcelona

O egiptologista Josep Padro, professor da Universidade de Barcelona e presidente da Sociedade Catalã de Egiptologia

A cidade de Oxyrhynchus é conhecida pela adoração do deus egípcio da vida após a morte, Osíris. A estrutura subterrânea foi, inclusivamente, localizada no meio de uma rota que liga o Nilo com o Osireion, templo dedicado a Osíris.

Mas a pintura é muito posterior – entre o sexto e o sétimo século d.C.

Para chegar à sepultura, a equipa de Padró teve de remover mais de 45 toneladas de pedras. Finalmente, os arqueólogos alcançaram uma cripta rectangular, com cerca de 26 metros de comprimento e 12 de profundidade.

A utilidade original desta estrutura ainda não é do conhecimento dos investigadores. Porém, os arqueólogos acreditam que poderia ter sido uma espécie de templo, também este dedicado a Osíris.

Neste momento, apenas os arqueólogos têm acesso ao local, que estão neste momento a trabalhar no sentido de traduzir as palavras em volta da imagem.

Nos últimos tempos, muitas têm sido as descobertas de imagens de Cristo.

A que agora foi encontrada no Egipto pode não ter sido a primeira, mas é, sem dúvida, uma das mais emocionantes, por parecer retratar Jesus Cristo ainda muito jovem – entusiasmo partilhado tanto por cientistas como por Cristãos.

Societat Catalana d’Egiptologia

A equipa de Josep Padro em escavações no sítio arqueológico de Oxyrhynchus

A equipa de Josep Padro em escavações no sítio arqueológico de Oxyrhynchus

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …