Poderá este ser o retrato mais antigo de Jesus?

Universitat de Barcelona

Arqueólogos encontraram a imagem no Egipto

Arqueólogos espanhóis acreditam ter descoberto, numa antiga sepultura egípcia, aquela que pode ser uma das primeiras representações de Jesus, escreve o Discovery News.

Pintada nas paredes de uma misteriosa estrutura de pedra no subsolo da antiga cidade de Oxyrhynchus, a cerca de 160 quilómetros do Cairo, a imagem mostra um jovem, com cabelo encaracolado, vestido com uma pequena túnica.

“Na imagem, Ele levanta a mão, como que a dar uma benção”, descreve o egiptologista Josep Padró, que passou mais de 20 anos a escavar locais na área.

“Podemos estar a lidar com uma das primeiras imagens de Jesus Cristo”, acrescenta.

Universitat de Barcelona

O egiptologista Josep Padro, da Universidade de Barcelona

O egiptologista Josep Padro, professor da Universidade de Barcelona e presidente da Sociedade Catalã de Egiptologia

A cidade de Oxyrhynchus é conhecida pela adoração do deus egípcio da vida após a morte, Osíris. A estrutura subterrânea foi, inclusivamente, localizada no meio de uma rota que liga o Nilo com o Osireion, templo dedicado a Osíris.

Mas a pintura é muito posterior – entre o sexto e o sétimo século d.C.

Para chegar à sepultura, a equipa de Padró teve de remover mais de 45 toneladas de pedras. Finalmente, os arqueólogos alcançaram uma cripta rectangular, com cerca de 26 metros de comprimento e 12 de profundidade.

A utilidade original desta estrutura ainda não é do conhecimento dos investigadores. Porém, os arqueólogos acreditam que poderia ter sido uma espécie de templo, também este dedicado a Osíris.

Neste momento, apenas os arqueólogos têm acesso ao local, que estão neste momento a trabalhar no sentido de traduzir as palavras em volta da imagem.

Nos últimos tempos, muitas têm sido as descobertas de imagens de Cristo.

A que agora foi encontrada no Egipto pode não ter sido a primeira, mas é, sem dúvida, uma das mais emocionantes, por parecer retratar Jesus Cristo ainda muito jovem – entusiasmo partilhado tanto por cientistas como por Cristãos.

Societat Catalana d’Egiptologia

A equipa de Josep Padro em escavações no sítio arqueológico de Oxyrhynchus

A equipa de Josep Padro em escavações no sítio arqueológico de Oxyrhynchus

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …