Arqueólogos espanhóis acreditam ter descoberto, numa antiga sepultura egípcia, aquela que pode ser uma das primeiras representações de Jesus, escreve o Discovery News.
Pintada nas paredes de uma misteriosa estrutura de pedra no subsolo da antiga cidade de Oxyrhynchus, a cerca de 160 quilómetros do Cairo, a imagem mostra um jovem, com cabelo encaracolado, vestido com uma pequena túnica.
“Na imagem, Ele levanta a mão, como que a dar uma benção”, descreve o egiptologista Josep Padró, que passou mais de 20 anos a escavar locais na área.
“Podemos estar a lidar com uma das primeiras imagens de Jesus Cristo”, acrescenta.
A cidade de Oxyrhynchus é conhecida pela adoração do deus egípcio da vida após a morte, Osíris. A estrutura subterrânea foi, inclusivamente, localizada no meio de uma rota que liga o Nilo com o Osireion, templo dedicado a Osíris.
Mas a pintura é muito posterior – entre o sexto e o sétimo século d.C.
Para chegar à sepultura, a equipa de Padró teve de remover mais de 45 toneladas de pedras. Finalmente, os arqueólogos alcançaram uma cripta rectangular, com cerca de 26 metros de comprimento e 12 de profundidade.
A utilidade original desta estrutura ainda não é do conhecimento dos investigadores. Porém, os arqueólogos acreditam que poderia ter sido uma espécie de templo, também este dedicado a Osíris.
Neste momento, apenas os arqueólogos têm acesso ao local, que estão neste momento a trabalhar no sentido de traduzir as palavras em volta da imagem.
Nos últimos tempos, muitas têm sido as descobertas de imagens de Cristo.
A que agora foi encontrada no Egipto pode não ter sido a primeira, mas é, sem dúvida, uma das mais emocionantes, por parecer retratar Jesus Cristo ainda muito jovem – entusiasmo partilhado tanto por cientistas como por Cristãos.
CG, ZAP