Podemos ter encontrado matéria escura enquanto procurávamos ondas gravitacionais

LIGO

Representação artística das fusões de buracos negros detectadas pelo LIGO

Representação artística das fusões de buracos negros detectadas pelo LIGO

Um grupo de físicos do Departamento Henry A. Rowland de Física e Astronomia da Universidade Johns Hopkins está a investigar a hipótese de que os buracos negros seriam uma assinatura da matéria escura.

O trabalho foi publicado na Physical Review Letters mais ou menos ao mesmo tempo, coincidentemente, que o Observatório Gravitacional de Interferometria Laser (LIGO) anunciava a segunda deteção de ondas gravitacionais resultantes da fusão de buracos negros, previstas por Albert Einstein.

Os buracos negros “normais” são buracos negros estelares, bem como os super massivos no centro das galáxias.

Os buracos negros estelares originam-se a partir de uma supernova, uma estrela com massa superior a oito massas solares que explode e deixa para trás uma nebulosa planetária em expansão e um buraco negro com massa entre três e algumas dezenas de massas solares.

O outro tipo de buraco negro, os super massivos, ainda não tiveram sua origem desvendada completamente, mas são conhecidos por terem massa que varia entre algumas centenas a alguns milhões de massas solares, e estão no centro das galáxias.

Por fim, os buracos negros primordiais (PBH) seriam buracos negros com origem diferente.

Os PBH ter-se-ão formado numa altura em que o universo ainda era muito denso, quando nuvens de gás se compactaram a ponto de criar estes buracos negros imensos, com massa equivalente a algumas dezenas de massas solares.

Matéria escura e PBH

A equipa de físicos do Departamento Henry A. Rowland de Física e Astronomia da Universidade Johns Hopkins resolveu fazer os cálculos para verificar a possibilidade dos buracos negros da primeira deteção serem PBH, tendo em conta que as suas massas – 36 e 29 massas solares, respectivamente – eram valores atípicos para buracos negros estelares.

Com massa demasiado grande para serem buracos negros estelares e muito pouca massa para serem os buracos negros no centro de galáxias, estes dois buracos negros seriam candidatos ideais para a matéria escura, que faz 85% de toda a matéria do universo.

A hipótese de que a matéria escura poderia estar nos PBH já é antiga, mas nunca ganhou muita força porque não havia muitas evidências da existência deste tipo de buracos negros – o que pode ter mudado, agora que, segundo estes físicos, o LIGO teria encontrado uma evidência da colisão de dois destes buracos negros.

No entanto, mesmo que os cálculos façam sentido, os cientistas estão cautelosos em afirmar se estes buracos negros serão, de facto, primordiais, ou sequer uma “assinatura” da matéria escura.

Um dos autores do estudo, Mark Kamionkowski, afirma que “não estamos ja a propor que esta seja a matéria escura. É um argumento pela plausibilidade”.

Serão necessárias mais observações do LIGO e outras evidências para dar força a esta hipótese, incluindo mais deteções como a que foi anunciada em fevereiro, que possam sugerir uma abundância de objetos com aquela massa.

“Se tivermos uma grande quantidade de eventos com 30 massas [solares], tem que haver uma explicação”, afirmou Ely D. Kovetz, que participou do trabalho.

O investigador sublinha que a descoberta de que as ondas gravitacionais podem estar ligadas à matéria escura está a criar muita agitação entre os astrofísicos.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que chorrilho de disparate!!!
    Um buraco negro estelar resulta de uma estrela que tenha cerca de 25 massas solares e que implode em hipernova!!!
    Uma estrela entre 8 a 10 massas solares (dependendo da metalicidade) até cerca das 24 massas solares implode em supernova, resultando um estrela de neutrões. Estrelas menos maciças transformam-se em anãs brancas, resultando também um nebulosa planetária à sua volta.

    Por favor, a vossa responsabilidade é imformar!!! Se não sabem, procurem quem sabe.

    • Parece q tu tb n sabes, mas tua ignorância n é grave.

      Recordo há uns anos um sábio jornalista falar de quatrocentos graus negativos.kkkk

RESPONDER

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …