Podem existir mais planetas rebeldes do que estrelas na Via Láctea

NASA

O telescópio Nancy Grace Roman (NASA)

Um telescópio da agência espacial norte-americana (NASA) pode vir a descobrir que existem mais planetas rebeldes – mundos que flutuam no Espaço sem orbitar um sol – do que estrelas na Via Láctea, teoriza um novo estudo.

A nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Astronomical Journal, calculou que o telescópio Nancy Grace Roman da NASA, cujo lançamento está previsto para meados da década de 2020, pode vir a encontrar centenas de planetas rebeles na Via Láctea.

“[Este telescópio] dá-nos uma janela para estes mundo que não teríamos de outra forma (…) Imaginem o nosso pequeno planeta rochoso a flutuar livremente pelo Espaço – é isso que esta missão nos ajudará a encontrar”, explicou o autor principal do estudo, Samson Johnson, estudante de Astronomia na Universidade de Ohio, nos EUA, em comunicado.

Encontrar estes planetas ajudará os cientistas a inferir o número total de planetas rebeldes existentes na nossa galáxia, disse ainda Johnson.

Estes planetas, conhecidos também como mundos solitários, são objetos isolados com massas semelhantes às dos restantes planetas, explicam os cientistas na mesma nota.   Movem-se pela galáxia sem estarem limitados por órbitas em torno de uma estrela, como é o caso da Terra que gira em torno do Sol – são, na prática, planetas livres.

Possuem massas semelhantes às dos restantes planetas e, até então, os cientistas só encontraram alguns mundos deste tipo. A sua origem é ainda desconhecida, mas acredita-se que estes mundos estivesse, no seu passado, ligados a uma estrela hospedeira.

“O Universo pode estar repleto de planetas rebeldes sem que nós saibamos disso (…) Nunca saberemos sem realizar um estudo detalhado de micro-lente baseado no Espaço, tal como o telescópio Roman fará”, disse Scott Gaudi, professor de Astronomia na Universidade de Ohio e co-autor do novo estudo.

O telescópio Nancy Grace Roman, assim batizado em homenagem à primeira astrónoma-chefe da NASA, que ficou também conhecida como a “mãe” do telescópio Hubble”, tentará construir o primeiro censo de planetas invasores, podendo, consequentemente ajudar os cientistas a entender como é que estes mundos se formam.

O telescópio procurará também outros planetas que orbitam estrelas na Via Láctea.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …