Ex-PM paquistanês atingido por tiro no pé em “tentativa para o assassinar”

worldeconomicforum / Flickr

O ex-primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan

O ex-primeiro-ministro paquistanês Imran Khan ficou ferido sem gravidade durante uma marcha de protesto na cidade de Wazirabad, depois de ter sido atingido a tiro, num ataque que atingiu mais quatro pessoas.

Segundo membros do seu partido, o Movimento pela Justiça do Paquistão (TPI), citados pela agência AFP, todos os feridos estão fora de perigo.

“Imran Khan foi ferido no pé. Está estável”, afirmou à AFP um dos conselheiros próximos do antigo chefe de Governo, Raoof Hasan, denunciando: “isto foi uma tentativa para o matar, para o assassinar”.

Hasan confirmou que o atacante foi morto no loca, enquanto a televisão paquistanesa Geo TV noticiou que um suspeito foi detido.

A marcha liderada por Khan pretendia chegar à capital, Islamabad, para exigir a realização de eleições antecipadas. O protesto, no seu sétimo dia, partiu esta quinta-feira de Wazirabad, no Leste do Paquistão.

Khan, de 70 anos, foi derrubado por uma moção de censura em abril, acusando a oposição de agir de acordo com uma “conspiração externa” promovida pelos Estados Unidos para o derrubar.

Na altura, Khan apelou aos seus apoiantes para saírem à rua. Em agosto, a polícia paquistanesa apresentou uma acusação contra o antigo primeiro-ministro. Num dos seus inúmeros discursos desde a queda do governo, Khan prometeu processar agentes e uma juíza, palavras que acabaram interpretadas como uma ameaça.

Já em setembro, o Tribunal Superior de Islamabad decidiu que Khan não pode ser acusado de terrorismo, mas manteve as acusações, considerando que deve ser julgado num tribunal comum – não num tribunal especial para crimes de terrorismo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.