/

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar.

A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das ondas para gerar eletricidade. A inovação foi concebida como um sistema modular que pode ser especificado ou usar todos estes recursos, dependendo do local onde é implementada e das suas necessidades energéticas.

“O design modular tem sido um elemento-chave desde que começamos a desenvolver tecnologias marítimas que permitem flexibilidade e uma ampla variedade de aplicações”, disse à Forbes Philipp Sinn, CEO da SINN Power. “A plataforma flutuante pode fornecer energia renovável para ilhas em todo o mundo e contribuir para a implementação mundial de parques eólicos offshore.”

Projetada para lidar com ondas de até seis metros de altura, a plataforma consegue extrair energia de ondas de até dois metros sem que se mova muito, graças a uma série de flutuadores que movem hastes de três metros em resposta à atividade das ondas.

Segundo o New Atlas, cada unidade flutuante é composta por quatro conversores de energia das ondas integrados e consegue gerar até 24 kW em condições ideais. Em cada ponto da junção é possível colocar turbinas eólicas de 6 kWp e cobrir toda a superfície com painéis solares.

“Com esta estratégia, queremos aumentar o volume, diminuir a prática e mostrar que a energia das ondas é realmente atraente em comparação com a a energia solar”, disse o responsável.

A plataforma usa sensores elétricos com classificação IP68 que transmitem dados para os centros de diagnóstico, o que ajuda a detetar anomalias.

A empresa alemã está a lançar esta solução para resorts obterem energia renovável. A durabilidade é, no entanto, o calcanhar de Aquiles desta plataforma, já que o mar pode ser um parceiro comercial muito traiçoeiro, tanto pela sua imprevisibilidade, como pelo facto de ser altamente corrosivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.