Cientistas analisaram plástico que esteve mais de 20 anos no oceano. Resultados são desoladores

Um novo estudo mostra que, mesmo depois de estarem mais de 20 anos no oceano, os plásticos comuns mostram muitos poucos sinais de degradação.

De acordo com o site Science Alert, os investigadores responsáveis pelo estudo analisaram duas amostras de plástico – um recipiente para comida e uma lata de Coca-Cola embrulhada num saco de plástico – recuperadas a 4150 metros abaixo da superfície do Oceano Pacífico.

Graças ao código e ao nome da marca no recipiente, e ao facto de a lata de refrigerante fazer parte de uma edição limitada, a equipa conseguiu datar os itens entre 1988 e 1996.

Ao executar uma análise química e bacteriana destes objetos, os cientistas perceberam que “nem o saco, nem o recipiente mostraram sinais de fragmentação ou degradação”, explica o biogeoquímico Stefan Krause, do instituto de pesquisa GEOMAR, na Alemanha.

Além disso, a equipa também notou que, embora o recipiente e o saco tivessem formas diferentes e fossem feitos de diferentes tipos de plásticos, o impacto sobre as bactérias circundantes foi o mesmo – a diversidade microbiana era muito menor no plástico do que nos sedimentos do fundo do mar.

Enquanto o trabalho em lidar com este problema continua – mais de 60% dos detritos flutuantes no oceano são plásticos –, o próximo passo para esta equipa é um projeto que analisa com maior detalhe onde acaba o plástico descartado no oceano.

O estudo foi publicado, no dia 11 de junho, na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …