Planetas parecidos com o Tatooine de Star Wars podem ser habitáveis

JPL-Caltech / NASA

Tatooines são planetas gigantes que orbitam um sistema duplo de estrelas

Tatooines são planetas gigantes que orbitam um sistema duplo de estrelas

Os planetas parecidos com o Tatooine de Star Wars, poderiam realmente hospedar vida, tal como são descritos na saga de George Lucas, se estiverem a uma determinada distância dos seus dois sóis, declaram cientistas da NASA.

“Isto significa que os sistemas duplos [com dois sóis] são os candidatos perfeitos na procura por planetas habitáveis, mesmo que os Tatooines recebam uma quantidade de luz extremamente diferente em vários momentos do dia”, afirma o especialista da Universidade de Princeton (EUA), Max Popp, à Nature.

Nota-se que esses sistemas são bastante raros. Até hoje, os cientistas descobriram apenas 11 tatooines em oito sistemas solares. O primeiro foi captado pelo telescópio Kepler em 2011.

A maioria dos astrónomos acredita que os tatooines devem ser gigantes gasosos, porque as forças solares impedem a formação de estruturas densas e rochosas. Esta teoria baseia-se na composição de todos os 11 planetas encontrados.

Inicialmente, os cientistas analisaram o planeta tatooine Kepler-35b — muito parecido com Saturno e que gira em torno de ambas as estrelas, completando a volta em 130 dias. Este planeta está muito perto das estrelas, ou seja, fora da “zona habitável”.

Tendo em consideração o Kepler-35b, os cientistas decidiram estudar outra parte do mesmo Sistema Solar e observar planetas que são 10 a 20% mais afastados dos sóis. Com a distância sugerida pelos cientistas, um ano do planeta duraria 340 ou 380 dias.

Segundo os cientistas da NASA, os tatooines localizados a tal distância dos sóis podem ter condições climáticas estáveis, mas que podem mudar num curto espaço de tempo. Os especialistas dizem que a atmosfera de tais planetas deve conter menos nuvens do que a da Terra.

Quase todos os planetas que estão localizados na parte afastada da zona habitável e perto do sistema de estrelas duplas, possuem um clima desértico devido às mudanças de temperatura e à falta de água no ar.

Assim, os cientistas acreditam que, infelizmente, seja bastante alta a possibilidade de descobrir um análogo “genuíno” do Tatooine com muitos desertos e falta de água.

PARTILHAR

RESPONDER

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …