O misterioso Planeta X pode ser um buraco negro do tamanho de uma bola de bowling

O misterioso Planeta X pode ser um buraco negro de massa planetária, sugere um novo estudo teórico conduzido por Jakub Scholtz e James Unwin, cientistas dos Estados Unidos e o Reino Unido, respetivamente.

Segundo defendem estes, que disponibilizaram os resultados em pré-publicação no arXiv, o objeto cósmico, também conhecido como Planeta 9, pode ser um buraco negro, que absorve a matéria que o rodeia.

No entender de Scholtz e Unwin, a existência de um buraco negro primordial pode explicar as órbitas anómalas observadas nos objetos neptunianos, que foram atribuídas a um possível nono planeta a orbitar o Sol, escreve a Europa Press.

Enquanto outros estudos atribuem estas anomalias à presença de um objeto desconhecido com várias vezes a massa da Terra, estes cientistas sugerem agora como alternativa a presença de buracos negros primordiais criados no início do Universo.

Os especialistas procuram agora provar a sua teoria recorrendo a dados do telescópio espacial de raios gama Fermi, desenhado para estudar fontes de raios gama no Universo.

“Quando começamos a pensar em objetos mais exóticos, como buracos negros primordiais, pensamos de forma diferente. Nós defendemos que, ao invés de apenas procurá-lo em luz visível, talvez valha a pena procurá-lo em raios gama, ou raios cósmicos”, disse o cientista James Unwin, em declarações ao portal Gizmodo.

A Russia Today recorda ainda que, na nova investigação, os cientistas estão a levar em conta a massa calculada do Planeta X. Tendo em conta que esta seria dez vezes a massa da Terra, um buraco negro correspondente seria tão denso que poderia ser do tamanho de uma bola de bowling.

A existência do Planeta X, que os cientistas acreditam ser gigante e gélido, foi prevista pela primeira vez no trabalho de Konstantin Batygin e Mike Brown em janeiro de 2016. As suas propriedades físicas e químicas devem ser semelhantes às de Urano e Neptuno e o misterioso mundo deverá ter um longo período de órbita: 15.000 anos.

Há cientistas que sustentam ainda que o “novo” membro do Sistema Solar possa ser também responsável pela inclinação incomum do Sol.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A minha opinião é um pouco diferente da noticiada neste espaço.

    No processo de nascimento de uma estrela (nos primórdios), ocorre sempre a formação  de muitas  estrelas, quer “acendam”, quer não. Isto é, uma estrela nunca nasce sozinha.
    No caso da estrela SOL do nosso sistema solar, tem de  existir uma “irmã gémea”, algures no Espaço. A sua existência é que faz dar o que podemos chamar de “uma certa estabilidade” ao nosso Sol. Como essa gémea não é visível, é porque não é incandescente. É um sol negro.

    Se não houvesse uma estrela gémea próxima e com a respetiva correlação gravitacional – sistema binário – o nosso sistema solar teria outra configuração devido a outro “jogo” diferente, manifestado entre outras  forças gravitacionais.
    Segundo consta, a tal estrela gémea do nosso Sol mas que não vemos,  só pode ser um Sol negro. Não conheço referências em relação  ao seu tamanho.

    Um sol negro pode ser o Sol central de um sistema com planetas à sua volta. Este facto  leva-nos a concluir que poderá  existir um outro sistema solar, relativamente próximo do nosso.
    Desse outro sistema solar, faz parte a tal incógnita, o Planeta X ou décimo planeta (incluindo Plutão, porque nos escritos antigos, ele é contabilizado). Portanto o grande Planeta X orbita,  simultaneamente, os dois sistemas solares..

    A sua gigantesca órbita é completamente diferente das órbitas dos planetas conhecidos. O seu movimento de translação ocorre sob a influencia gravitacional do Sol Negro e do nosso Sol (amarelo ou  brilhante). Por isso a sua órbita é elíptica porque “obedece” a duas forças que puxam (atraem) cada uma para seu lado.

    Ele é forçado a contornar o nosso SOl – no perigeu – de 3.500 em 3.500 anos. Para que isso aconteça, ele  “atravessa” por entre as orbitas da Marte e de Júpiter, mas numa direção “quase”  perpendicular…
    em esquema:
    https://4.bp.blogspot.com/-dCrhmBaUvZQ/TyyDkDXsAnI/AAAAAAAACPc/wxH3eujni7M/s1600/nibiru2.jpg
    Assinado: Maria da Maia

  2. Se começarmos a juntar as pecinhas do puzzle que vão sendo semeadas e nos vão chegando às pinguinhas, cada vez penso mais na mensagem contida na coreografia (e na letra) do trabalho que nos foi apresentado no Eurovisão pela “Madame X” ou Madona.
    – Na matemática o “x” pode simbolizar uma incógnita, mas, como a senhora é sobejamente conhecida, logo o significado não deverá o de incógnita.
    – X pode representar o número 10. Poderá ser uma alusão ao Planeta X?
    – X pode representar o cromossoma humano… o que Historicamente também está relacionado com o Planeta X e a manipulação genética…
    – Mas, porquê apenas um olho tapado com um X? Está a querer dizer que metade da população do Planeta está ceguinha (desinformada) em relação ao Planeta X?
    – O cenário também não nos consegue deixar indiferentes…
    Wake Up = ACORDA!!!
    – Porque ela acabou a apresentação com esta sugestão?? Ou será antes uma ordem??!! Quem a terá assimilado??
    assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …