O misterioso Planeta X pode ser um buraco negro do tamanho de uma bola de bowling

O misterioso Planeta X pode ser um buraco negro de massa planetária, sugere um novo estudo teórico conduzido por Jakub Scholtz e James Unwin, cientistas dos Estados Unidos e o Reino Unido, respetivamente.

Segundo defendem estes, que disponibilizaram os resultados em pré-publicação no arXiv, o objeto cósmico, também conhecido como Planeta 9, pode ser um buraco negro, que absorve a matéria que o rodeia.

No entender de Scholtz e Unwin, a existência de um buraco negro primordial pode explicar as órbitas anómalas observadas nos objetos neptunianos, que foram atribuídas a um possível nono planeta a orbitar o Sol, escreve a Europa Press.



Enquanto outros estudos atribuem estas anomalias à presença de um objeto desconhecido com várias vezes a massa da Terra, estes cientistas sugerem agora como alternativa a presença de buracos negros primordiais criados no início do Universo.

Os especialistas procuram agora provar a sua teoria recorrendo a dados do telescópio espacial de raios gama Fermi, desenhado para estudar fontes de raios gama no Universo.

“Quando começamos a pensar em objetos mais exóticos, como buracos negros primordiais, pensamos de forma diferente. Nós defendemos que, ao invés de apenas procurá-lo em luz visível, talvez valha a pena procurá-lo em raios gama, ou raios cósmicos”, disse o cientista James Unwin, em declarações ao portal Gizmodo.

A Russia Today recorda ainda que, na nova investigação, os cientistas estão a levar em conta a massa calculada do Planeta X. Tendo em conta que esta seria dez vezes a massa da Terra, um buraco negro correspondente seria tão denso que poderia ser do tamanho de uma bola de bowling.

A existência do Planeta X, que os cientistas acreditam ser gigante e gélido, foi prevista pela primeira vez no trabalho de Konstantin Batygin e Mike Brown em janeiro de 2016. As suas propriedades físicas e químicas devem ser semelhantes às de Urano e Neptuno e o misterioso mundo deverá ter um longo período de órbita: 15.000 anos.

Há cientistas que sustentam ainda que o “novo” membro do Sistema Solar possa ser também responsável pela inclinação incomum do Sol.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A minha opinião é um pouco diferente da noticiada neste espaço.

    No processo de nascimento de uma estrela (nos primórdios), ocorre sempre a formação  de muitas  estrelas, quer “acendam”, quer não. Isto é, uma estrela nunca nasce sozinha.
    No caso da estrela SOL do nosso sistema solar, tem de  existir uma “irmã gémea”, algures no Espaço. A sua existência é que faz dar o que podemos chamar de “uma certa estabilidade” ao nosso Sol. Como essa gémea não é visível, é porque não é incandescente. É um sol negro.

    Se não houvesse uma estrela gémea próxima e com a respetiva correlação gravitacional – sistema binário – o nosso sistema solar teria outra configuração devido a outro “jogo” diferente, manifestado entre outras  forças gravitacionais.
    Segundo consta, a tal estrela gémea do nosso Sol mas que não vemos,  só pode ser um Sol negro. Não conheço referências em relação  ao seu tamanho.

    Um sol negro pode ser o Sol central de um sistema com planetas à sua volta. Este facto  leva-nos a concluir que poderá  existir um outro sistema solar, relativamente próximo do nosso.
    Desse outro sistema solar, faz parte a tal incógnita, o Planeta X ou décimo planeta (incluindo Plutão, porque nos escritos antigos, ele é contabilizado). Portanto o grande Planeta X orbita,  simultaneamente, os dois sistemas solares..

    A sua gigantesca órbita é completamente diferente das órbitas dos planetas conhecidos. O seu movimento de translação ocorre sob a influencia gravitacional do Sol Negro e do nosso Sol (amarelo ou  brilhante). Por isso a sua órbita é elíptica porque “obedece” a duas forças que puxam (atraem) cada uma para seu lado.

    Ele é forçado a contornar o nosso SOl – no perigeu – de 3.500 em 3.500 anos. Para que isso aconteça, ele  “atravessa” por entre as orbitas da Marte e de Júpiter, mas numa direção “quase”  perpendicular…
    em esquema:
    https://4.bp.blogspot.com/-dCrhmBaUvZQ/TyyDkDXsAnI/AAAAAAAACPc/wxH3eujni7M/s1600/nibiru2.jpg
    Assinado: Maria da Maia

  2. Se começarmos a juntar as pecinhas do puzzle que vão sendo semeadas e nos vão chegando às pinguinhas, cada vez penso mais na mensagem contida na coreografia (e na letra) do trabalho que nos foi apresentado no Eurovisão pela “Madame X” ou Madona.
    – Na matemática o “x” pode simbolizar uma incógnita, mas, como a senhora é sobejamente conhecida, logo o significado não deverá o de incógnita.
    – X pode representar o número 10. Poderá ser uma alusão ao Planeta X?
    – X pode representar o cromossoma humano… o que Historicamente também está relacionado com o Planeta X e a manipulação genética…
    – Mas, porquê apenas um olho tapado com um X? Está a querer dizer que metade da população do Planeta está ceguinha (desinformada) em relação ao Planeta X?
    – O cenário também não nos consegue deixar indiferentes…
    Wake Up = ACORDA!!!
    – Porque ela acabou a apresentação com esta sugestão?? Ou será antes uma ordem??!! Quem a terá assimilado??
    assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …